27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
AMRS quer mais trabalhadores não docentes nas escolas do distrito

AMRS quer mais trabalhadores não docentes nas escolas do distrito

AMRS quer mais trabalhadores não docentes nas escolas do distrito

Associação faz proposta para alterar ratio de auxiliares por alunos. Documento foi enviado para o ministro da Educação

 

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) desenvolveu uma proposta que pretende reforçar o ratio de trabalhadores não docentes nas escolas no distrito sadino. Este documento foi enviado pela associação para João Costa, ministro da Educação, e para a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

- PUB -

O conselho directivo da AMRS decidiu elaborar uma proposta de alteração à Portaria nº272-A/2017. Este documento procura regulamentar os critérios e a respectiva fórmula de cálculo para determinar a dotação máxima de referência do pessoal não docente. Como objectivo, a associação pretende que seja ultrapassada a ausência de alteração à portaria sobre esta matéria, garantindo um “ratio de trabalhadores não docentes mais adequado às necessidades das escolas”, bem como o “respectivo financiamento aos municípios”.

Em declarações a O SETUBALENSE, Sofia Martins, secretária-geral da AMRS, considera que o aumento do ratio de trabalhadores não docentes é essencial para garantir que as tarefas dos funcionários se ajustem à realidade de cada escola. “O aumento poderá permitir o reforço do número de assistentes operacionais e assistentes técnicos nas escolas, garantindo assim que as tarefas atribuídas a estas carreiras sejam asseguradas de uma forma mais ajustada à realidade de cada escola, nomeadamente ao número de alunos, mas também à tipologia de cada escola (número de pavilhões escolares, existência de pavilhão desportivo, existência de Biblioteca escolar, entre outros)”, referiu.

Sofia Martins explica que estas alterações obrigam a uma maior comparticipação do Fundo de Financiamento da Descentralização, tendo em conta que “essa comparticipação, no que se refere à gestão de recursos humanos, é feita com base no ratio definido na Portaria”, esclarece.

- PUB -

Quanto ao efeito que esta proposta terá a nível práctico, a secretária-geral da AMRS assegura que a mesma é um importante contributo para se realizarem as alterações. “Estamos confiantes que esta proposta de alteração à Portaria nº272-A/2017 é necessária para ajustar este ratio às reais necessidades das escolas e, pensamos que a AMRS com esta proposta dá um importante contributo para que esse instrumento seja actualizado, indo ao encontro do previsto no D.L. nº21/2019”, concluiu.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -