Presidente da unidade de saúde diz que trabalho passa por promover “o bem-estar das populações”
A nova administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), “em funções há cerca de seis meses”, tem “como principal desafio” para a unidade de saúde “reter or profissionais [e] reter o talento”.
A “visão que tem o novo elenco gestor para o centro hospitalar” foi relevada na sexta-feira, no Forte de Albarquel, pelo presidente do conselho de administração, Pedro Lopes, durante a sexta edição do Prémio GID, promovido pelo Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID) do CHS.
De acordo com o responsável, o trabalho a desenvolver “passa por promover o reconhecimento, o bem-estar e saúde das populações e a excelência dos profissionais”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.
“Ao salientar que o foco tem de estar no bem-estar do utente, nos profissionais de saúde e na organização, Pedro Lopes apontou como principal desafio para o CHS reter os profissionais [e] reter o talento, o que passa pela promoção técnico-científica dos profissionais”, adianta o município.
O médico João Marcelino, do serviço de Imunoalergologia, e o neurologista Gonçalo Bonifácio arrecadaram o primeiro prémio GID 2022, relativo à categoria “Artigo Original”, por trabalhos relacionados com a covid-19 e com a esclerose múltipla, respectivamente.
Também o segundo prémio foi entregue a Gonçalo Bonifácio, que conquistou a distinção na categoria “Casos Clínicos”, enquanto o terceiro prémio, da categoria “Revisões”, “foi atribuído à médica Patrícia Santos, do serviço de Nefrologia”.
A apresentação dos premiados ficou a cargo da directora clínica do centro hospitalar, Irene Ferreira, que explicou ter havido um “aumento exponencial de artigos e participantes nesta sexta edição”.
No total estiveram 25 artigos de várias especialidades a concurso, os quais foram avaliados “por um júri de cinco elementos de reconhecido mérito científico e clínico”, garantiu.
Já o coordenador do GID, Filipe Seixo, apresentou a actividade do gabinete e indicou que “os prémios, além de terem como objectivo promover e incentivar a investigação no Centro Hospitalar de Setúbal, servem para divulgar o que se está a fazer no CHS em termos de actividade científica”.
A cerimónia de entrega dos prémios GID contou ainda com a presença de Pedro Pina, vereador da Saúde na Câmara de Setúbal, que “destacou o papel do Centro Hospitalar de Setúbal na valorização dos profissionais”.