São 10 clubes os clubes certificados em Almada, 7 em Setúbal, 6 no Seixal, 3 no Barreiro e na Moita, 2 em Palmela e Sesimbra e um em Alcochete e Santiago do Cacém.
O Auditório Bocage, da Junta de Freguesia de São Sebastião, em Setúbal, recebeu a cerimónia de entrega de placas e diplomas às Entidades Formadoras Certificadas filiadas na Associação de Futebol de Setúbal, no âmbito do Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol.
A cerimónia contou com a presença de uma centena de convidados em representação dos clubes e sociedades desportivas distinguidos, autarquias da região e das estruturas dirigentes da AF Setúbal e FPF, que se fez representar pelo presidente Fernando Gomes.
No total, são 36 os clubes e entidades certificadas, um aumento de 45% em comparação com a época anterior, passando de 25 para 36 clubes.
Clubes certificados por concelho:
ALCOCHETE: Grupo Desportivo Alcochetense
ALMADA: AD Almada 2015, Beira Mar de Almada, Cova da Piedade, Charneca de Caparica, GD Pescadores da Caparica, Monte de Caparica, Trafaria, Casa Benfica da Charneca, Sobredense, Futsal Feijó
BARREIRO: FC Barreirense, Desportivo Fabril, Colégio Minerva
MOITA: CRI, Moitense, Escola D. João I
PALMELA: Pinhalnovense, Oriental Dragon
SANTIAGO DO CACÉM: Alvaladense
SEIXAL: Amora FC, Amora SAD, Seixal Clube 1925, Colégio Atlântico, Águias Unidas, Portugal Cultura e Recreio
SESIMBRA: Alfarim, Sesimbra
SETÚBAL: Vitória FC, Vitória SAD, Pelezinhos, Sonho XXI, Comércio Indústria, Brejos de Azeitão, União e Progresso
AF Setúbal tem 13 mil atletas federados
Francisco Cardoso, presidente da AF Setúbal, realçou o facto do processo da certificação no seio do universo associativo espelhar “uma evolução positiva na participação dos clubes filiados”. E, assumiu o desafio de “continuar a fomentar, com o apoio das autarquias locais [entidades que enalteceu], a importância da adesão dos clubes”, que no seio da AF Setúbal se aproximam dos 13 mil atletas inscritos.
Por sua vez, o presidente da FPF, Fernando Gomes, reiterou a valorização das autarquias e dos autarcas, que tal como os clubes e os seus dirigentes “são peças fundamentais no desenvolvimento do Desporto em Portugal”.
“Sem eles, não era possível a FPF e as ADRs fazerem tudo aquilo que fazem”, registou, agradecendo, de forma particular aos emblemas da AF Setúbal pelo respectivo contributo e pelo registo evolutivo no âmbito da certificação.
Fernando Gomes sublinhou, também, a relevância do processo de certificação de entidades formadoras que, “passados cerca de oito anos chegou a 1187 clubes dos 1300 que a FPF tem, o que significa que mais de 90 por cento aderiram ao processo”.