23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Uma fábrica de talentos que dá saúde e faz crescer

Uma fábrica de talentos que dá saúde e faz crescer

Uma fábrica de talentos que dá saúde e faz crescer

Palmela Desporto completou 23 anos de vida. José Barreto, presidente do Conselho de Gestão, realça contributo para comunidade

 

Já lá vai quase um quarto de século a promover a prática desportiva no concelho. Mas a Palmela Desporto, que assinalou na sexta-feira, 3, o 23.º aniversário, é mais do que uma fábrica de talentos, com provas dadas e títulos nas prateleiras. É, em simultâneo, um garante da elevação da qualidade de vida na comunidade, dá saúde e faz crescer, através de uma vasta oferta de actividades físicas que abrange desde os mais pequenos aos mais seniores.

- PUB -

“O espectro de idades em que é possível aceder a uma actividade é bastante alargado. Desde os seis meses de idade até ao Outono da vida existem ofertas que correspondem aos interesses e gostos de cada um”, diz José Manuel Barreto, presidente do Conselho de Gestão da Palmela Desporto, ao mesmo tempo que salienta a aposta desta empresa municipal “na prestação de serviços na área da saúde, com o objectivo de contribuir para o bem-estar geral”.

“Nos últimos anos foi alargado significativamente o número de actividades colocadas à disposição de todos quantos procuram melhorar a sua condição física, a saúde e consequentemente a qualidade de vida”, junta.

Ao assumir a gestão das piscinas de Palmela e Pinhal Novo, do Complexo de Jogos de Palmela, “que inclui dois campos de futebol em relva natural (um de 7 e outro de 11)”, assim como do Pavilhão Desportivo de Pinhal Novo e, mais recentemente, do Pavilhão Desportivo de Poceirão, a Palmela Desporto tem-se destacado na formação e na produção de talentos. A natação é apenas um dos exemplos, conforme lembra José Barreto. “Ao longo destes 23 anos foram inúmeras as gerações que pela primeira vez tomaram contacto com o meio aquático, aprenderam a nadar e desenvolveram competências ao nível da competição desportiva.”

- PUB -

Nesta modalidade, destaca o projecto “Aprender a Nadar”, uma iniciativa que “envolve em parceria a empresa municipal, a Câmara e as escolas do 1.º ciclo” e que “tem proporcionado a vários milhares de crianças do concelho a possibilidade de desenvolverem o gosto pela prática desportiva, sendo que algumas evoluíram para as equipas de competição da natação e até do triatlo”.

Estratégia dinâmica com resultados à vista

E os resultados falam por si, nos mais variados domínios. “Nas instalações geridas pela Palmela Desporto treinaram e competiram diversos atletas que representam o nosso País em competições europeias, mundiais e até nos Jogos Olímpicos”, resume o responsável, sem deixar de fazer notar que “diversas equipas e selecções de futebol nacionais e internacionais procuram o Campo de Jogos de Palmela para a realização de treinos e estágios de preparação para as mais importantes competições mundiais”.

- PUB -

De resto, frisa, a Palmela Desporto dá resposta aos clubes locais, ao possibilitar-lhes que “usufruam de forma privilegiada dos pavilhões e campos de jogos”, para que estes “preparem os atletas e equipas com o objectivo de alcançarem os melhores resultados desportivos”. Mas, sobretudo, para que contribuam “para a massificação e acesso à prática do desporto”.

E a relação com a comunidade local, adianta o presidente do Conselho de Gestão, “tem vindo a fortalecer-se com estabelecimento de inúmeros protocolos e acordos, que permitem a diversas instituições do movimento associativo, corporações de bombeiros, empresas, atletas e escolas usufruírem de forma mais vantajosa de todas as valências e actividades”.

José Manuel Barreto explica que tem sido trilhado o “caminho da inovação”, atendendo também “às tendências da procura”, e justifica a observação com “os diversos protocolos estabelecidos com instituições e técnicos especializados”, desde logo em vertentes como as “do mergulho autónomo, do surf, do windsurf e das danças urbanas”. Uma estratégia dinâmica que nunca está fechada. “Para breve será possível praticar skate ou mergulho em apneia através da empresa municipal”, revela sobre as actividades a disponibilizar, de entre outras também previstas ou que arrancaram mais recentemente (ver caixa).

Na última sexta-feira, as Piscinas Municipais de Pinhal Novo acolheram a sessão solene de comemoração do 23.º aniversário da Palmela Desporto. A data foi assinalada com um programa diversificado de acções e a população desafiada “a experienciar várias actividades nas piscinas de Palmela e Pinhal Novo e nos ginásios de musculação de cardio fitness de Pinhal Novo e Poceirão durante quatro dias”. Além disso, foi ainda dinamizada no centro de marcha e corrida de Palmela uma caminhada que juntou cerca de 50 participantes.

Em jeito de balanço, José Barreto enaltece “o papel ímpar dos trabalhadores na construção do projecto”. Um papel determinante no crescimento da Palmela Desporto, que se assume como “referência local, regional e nacional na prestação de um serviço público de elevada qualidade”. E o contributo da empresa municipal “justifica amplamente a sua existência e continuidade”, de portas abertas a todos, “sejam ou não residentes no concelho de Palmela”, conclui.

Aposta Desporto adaptado em destaque e novas valências a caminho

Dos vários projectos que a Palmela Desporto apresenta, José Barreto destaca actualmente o “Programa de Desenvolvimento do Desporto Adaptado”. “Trata-se de uma iniciativa do município que a empresa municipal operacionaliza e que tem como destinatários cidadãos portadores de algum tipo de deficiência”, explica. Ao abrigo desta iniciativa “é possível realizar actividades nas piscinas municipais, orientadas por técnicos especializados, ou participar nas competições federadas da natação”. E estas práticas, anuncia, “serão alargadas em breve a Boccia e ao Judo”.

O responsável realça também “a recente abertura de mais uma valência desportiva no Pavilhão Desportivo José Silvério, onde desde 1 de Fevereiro está à disposição da população um ginásio de cardio fitness e musculação”. E, a terminar, recorda ainda que está “prevista a abertura, no mês de Março, de mais um centro de marcha e corrida, desta feita em Quinta do Anjo, de forma a cumprir mais uma etapa no que se refere à estratégia de implementação de centros de marcha e corrida no concelho”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -