Como signatária do documento, Setúbal compromete-se a potenciar a resiliência climática de forma inclusiva
O município de Setúbal é o único no País, e um dos cinco a nível europeu, que está a testar um modelo de adaptação climática no âmbito do projecto CLIMAAX, que vai “fornecer recursos financeiros, analíticos e apoio prático à Câmara Municipal para desenvolver e melhorar a avaliação de risco climático”.
Em comunicado, a edilidade sadina explica que, “como signatária do documento, Setúbal compromete-se a potenciar a resiliência climática de forma inclusiva, envolvendo cidadãos, empresários, investigadores e decisores políticos”.
Ao participar nesta iniciativa, o município “terá acesso a dados sobre o clima e a metodologias de avaliação dos riscos, além de beneficiar de orientações específicas sobre as medidas de adaptação mais eficazes.
A referida avaliação “será replicada, numa segunda fase, em mais de meia centena de municípios europeus”, sendo que, além de Setúbal, “fazem parte desta fase inicial a cidade eslovaca de Žilina, os ministérios do Interior e da Protecção Ambiental e Regional da Letónia, o Ministério do Interior da Finlândia e o Departamento do Interior da Catalunha, Espanha”.
O início dos trabalhos ficou marcado pela realização de uma reunião em Delft, na Holanda, a 23 e 24 de Janeiro, na qual estiveram presentes “técnicos municipais e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, parceiro da autarquia no projecto”.
“O CLIMAAX – Climate risk and vulnerability Assessment framework and toolbox é um projecto lançado no âmbito da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia, lançada oficialmente a 26 de Janeiro, em Bruxelas, Bélgica, evento em que o município de Setúbal esteve presente”.