Aplausos e aclamações acompanharam a cerimónia, com treinadores, equipas e familiares presentes
Numa noite fria, as emoções aqueceram este sábado o Fórum Municipal Luísa Todi, que recebeu, com sala cheia, a sétima Gala do Desporto de Setúbal.
Foram mais de 180 os prémios distribuídos entre atletas, equipas, clubes, treinadores e dirigentes, que têm, independentemente da modalidade praticada, algo em comum: dignificam e elevam o nome da cidade sadina, o que, conforme a própria apresentação o diz, “Inspira Desporto”.
A Gala do Desporto de Setúbal, que acontece desde que, em 2016, o município foi reconhecido como a Cidade Europeia de Desporto, pretende, ano após ano, homenagear todos os que alcançaram mérito desportivo.
O presidente da Câmara Municipal, André Martins, ressalvou que começam a “faltar palavras para classificar” os desportistas destacados na última época. “A comunidade desportiva tem um empenho, dedicação e entrega impossível de quantificar”, reforçou o edil.
Para o autarca, estes prémios são “um símbolo material, que não se resume a um agradecimento”, dado o facto de a retribuição por parte dos desportistas, que a autarquia faz por ajudar, ser “levar o nome de Setúbal pelo país e além-fronteiras”.
Na 7.ª edição desta cerimónia de homenagens, várias distinções foram atribuídas, com o prémio de Atleta do Ano 2022 a pertencer ao triplista Pedro Pichardo, campeão mundial e europeu de triplo salto e também actual campeão olímpico.
O Prémio Carreira, dedicado a quem deixou a sua marca e fez do desporto ao longo da sua vida uma prioridade, foi entregue a Henrique Jones, médico ortopedista especiali zado em medicina desportiva.
Já o Prémio Mérito Académico, de melhor aluno de desporto no Instituto Politécnico de Setúbal, foi merecido por Rodrigo Pinto, sendo que os prémios de Atleta Esperança da época 2021/2022 foram para Rita Machita Santos, do Clube Naval Setubalense, e João Cruz, do Clube de Patinagem do Sul.
A Atleta Feminina do Ano, por sua vez, foi Maria Inês Mariani (Kickboxing), enquanto Luís Ventura, do Clube de Canoagem de Setúbal, foi considerado o Atleta Masculino do Ano. As conquistas de Beatriz Bastos, do Scalipus Clube de Setúbal, e de Euclides Soares, do Clube Naval Setubalense, valeram-lhes o prémio de Atletas de Desporto Adaptado.
Já Danilo Ferreira, seleccionador nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, foi distinguido com o prémio de Treinador do Ano, ao passo que Maria Inês Joaquim, juíza de Teamgym, recebeu o galardão de Árbitro do Ano. Enquanto isso, Vítor Augusto, presidente do União Futebol Comércio Indústria, que acumula com vários outros cargos na instituição, foi considerado o Dirigente do Ano 2022.
A Equipa do Ano, com vários títulos alcançados, foi a de Ginástica do Vitória Futebol Clube, com o Clube do Ano, a completar 47 anos de existência, a ser o Centro Cultural Desportivo de Brejos de Azeitão.
Entregues mais de 40 títulos de campeões nacionais
O Evento Desportivo do Ano, que contou com a participação de mais de 600 atletas, em 2022, numa prova da natureza, organizada pelo Outdoor Clube de Setúbal, foi o Duratrail.
Além disso, Setúbal conta ainda com dezenas de atletas que conquistaram títulos de campeões nacionais, com o respectivo prémio a ser atribuído a André Calaboiça, André Azadinho, André Rangel, Andrei Haveriuc, António Luís, António Oliveira, Artur Tomaz, Camila Lino, Carolina Caldeira, Carolina Mariani, Constança Rodrigues e Daniel Kostyuk.
Esta distinção foi também entregue a Dário Cabral, David Gézero, Dinis Cabral, Fabrice Demoulin, Guilherme Costa, Iris Pita, João Bola, João Casinha, João Oliveira, João Sanona, Jorge Parrulas, Lara Cruz, Leonardo Kersten, Leonor Carvalho, Letícia Magalhães e Marco Cardoso.
Também Margarida Gomes, Matilde Chumbinho, Miguel Santos, Nuno Duarte, Nuno Rebelo, Paulo Joaquim, Pedro Batista, Raquel Magoito, Ricardo Paixão, Rita Machita Santos, Rita Xufre, Samuel Freire, Silvestre Gomes, Teresa Coelho, Tomás Soares e Vicente Santos foram agraciados com o mesmo galardão.
Já Bruno Cabrita, Dylan Santos, Euclides Soares, João Cruz, Luís Ventura, Maria Inês Mariani e Pedro Casinha foram reconhecidos por transportarem o nome da cidade ao serem campeões internacionais.
Os treinadores merecedores do mesmo título de campeões nacionais foram Alfredo Rosa, André Encarnação, André Miranda, André Viana, Carlos Augusto, Danilo Ferreira, Domingos Dinis, Ernesto Gomes, Fernando Ferreira, Filipe Chagas e Gonçalo Carvalho.
Contudo, a lista não se fica por aqui. Também Henrique Diogo, Inês Aldeano, João Martins, Jorge Parrulas, José Martinez, Konstantine Dolgov, Lino Cabral, Luís Cabral, Luís Cruz, Maria João Calretas, Mariana Pêra, Margarida Maia, Margarida Soares, Matilde Silva, Miguel Galvão, Pedro Reis, Rodrigo Couto, Rui Praxedes, Sara Meireles, Simão Frias e Vítor Silva foram merecedores da mesma distinção.
Por equipas, com consideração por serem campeões colectivos nacionais, foram distinguidas a Arrábida Padel, Clube Canoagem de Setúbal, Clube Naval Setubalense em Ginástica, Natação e Remo, Clube Patinagem do Sado, Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz, Ritmus Academia Dança, Thai Kick Team e Vitória Futebol Clube.
No evento, a Noisy Crew, da LATI – Centro Comunitário do Bocage, inaugurou e animou a segunda parte. Estiveram presentes, além dos convidados, vários representantes municipais e de freguesias, bem como Miguel Balsas, da Federação de Ginástica de Portugal, e Paulo Frischknecht, presidente do conselho de administração da Fundação do Desporto.
Desporto André Martins anuncia investimento de 1,5 milhões de euros
Na 7.ª Gala do Desporto de Setúbal, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, anunciou novos investimentos para 2023, “num valor superior a 1,5 milhões de euros”.
Entre as várias intervenções a realizar, o autarca destacou o avançar da reabilitação do Pavilhão Desportivo Municipal do Viso, do Campo Municipal de Futebol Júlio Tavares, em Praias do Sado, e do Campo Municipal das Pedreiras do Viso, que servirão, “de forma articulada, a comunidade educativa e o movimento associativo”.
O edil informou ainda que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Setúbal é um dos projectos municipais “em desenvolvimento”, que permitirá “adoptar estratégias integradoras que maximizem sinergias, definir prioridade de intervenção e promover incremento e qualificação da rede de equipamento em instalações existentes”.