27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMestres do Sado afirmam que a pesca já não é o que...

Mestres do Sado afirmam que a pesca já não é o que era

Fernando, Leonel e Carlos são rostos da actividade piscatória em Setúbal. Em fases diferentes da profissão, têm em comum a paixão pelo rio

Setúbal. Por muitos reconhecida cidade ligada ao peixe, à pesca e aos pescadores. Reconhecida pela sua abundância em sardinha, salmonete ou carapau e, sobretudo, pelo choco frito. A acompanhar a cidade encontra-se o rio Sado. Ao longo da sua foz está bem vincada a actividade piscatória que, no Porto de Setúbal, procura abrigo para as embarcações que a esta se dedicam.

- PUB -

É para onde vai a embarcação “Maria de Jesus”, a última traineira que existe no estuário. O proprietário, Leonel Russo, desde os 10 anos que se dedica à pesca. Hoje, com 75 anos, passa os seus dias a arranjar as redes para os colegas poderem trabalhar. “É um trabalho que tem de ser feito e é muito necessário para um dia de pesca”, confidencia.

Decidiu, desde cedo, a profissão que queria seguir. “A minha mãe era conserveira. Na época era esta a profissão que rendia dinheiro, não havendo outra opção”, diz o pescador. Decidiu, quando se aposentou, emprestar a embarcação ao filho, Rui Russo. “Mostrei o ofício ao meu filho e agora é ele que anda no barco. Decidiu dedicar-se ao mar”, afirma.

Para Leonel Russo, é a discrepância na venda do peixe e as condições que a lota apresenta que têm vindo a prejudicar o ofício. “A pesca está uma vergonha. As pessoas pensam que o peixe está caro e que os pescadores enriquecem, mas não, quem enriquece são os grandes retalhistas”, garante. Segundo o pescador, “a inflação prejudica a profissão. A lota também não ajuda pois é a última lota a abrir. Foi ela que fez acabar as traineiras em Setúbal”.

- PUB -

A trabalhar com Leonel Russo encontra-se Fernando Mendes, companheiro de profissão. Pescador profissional desde 1965, viajou pelo mundo com o colega na embarcação Mãe de Jesus. “Pescámos em sítios como Marrocos e Saara. Apanhávamos peixe bom. A partir de 1975 não parámos de viajar”.

Actualmente, com 69 anos e muito conhecimento, diz fazer “as artes para os outros pescadores”. “De vez em quando ainda gosto de ir à apanha do choco, do polvo e da lula. Não é uma prática difícil”.

Criado numa família de pescadores, considera que existem poucos incentivos para quem quer iniciar o ofício. “Deveria de haver mais incentivos para atrair os mais jovens. Ensinar a pescar, ensinar a ver as marés e, principalmente, o peixe deveria de começar a ser tabulado”.

- PUB -

Por sua vez, para Carlos Gomes, pescador de 45 anos, “as pessoas são levadas para a pesca por necessidade pois os incentivos pouco fazem. A pesca abre a porta a quem precisa”. Foi desta forma que entrou na profissão. “Comecei com o meu pai quando tinha 18 anos, apesar de aos 11 já gostar de ir com ele para o mar”, confidencia.

Entre chocos e linguados, Carlos Gomes apenas gosta de pescar na zona de Tróia, na embarcação Praia Mar. “Gostávamos de arranjar mais algum pescador, mas ninguém quer arriscar”, confidencia. Justifica este problema devido à discrepância entre preços que a lota aplica sobre o peixe. “Devia de existir um valor mínimo para que o valor do peixe se mantivesse”, comenta.

Dragagens dividem opiniões

As dragagens no estuário do Sado, a decorrer no âmbito do projecto de melhoria das acessibilidades marítimas ao porto de Setúbal, dividem a opinião entre os pescadores.

Para o pescador Fernando Mendes “as dragagens são boas para a pesca pois fazem a limpeza no fundo do rio. Existe lá muito lixo que provoca poluição, como pneus, redes velhas e muito plástico, o que prejudica o peixe”. Assim afirma-se a favor das dragagens, por considerar que “estas são benéficas para o peixe pois afundam mais o rio e limpam-no”.

Em contrapartida, o pescador Carlos Gomes afirma-se contra as dragagens do Sado pois considera que estas “não favorecem em nada o rio.” “Aliás, retiram o habitat aos animais, matam as ovas e até mesmo bom peixe pois vai tudo para dentro do barco sem existir uma selecção”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -