Ana Sofia Antunes diz estarem reunidas as condições para levar adiante missão da instituição
Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, visitou na última semana as instalações da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, na Moita, numa deslocação acompanhada pela directora distrital de Setúbal da Segurança Social, Luísa Malhó e do presidente desta Câmara Municipal, Carlos Albino.
A governante considera que estão “reunidas as condições” para levar adiante as metas a que esta instituição se propôs. O momento representou o retomar da abertura à comunidade daquele equipamento, tendo Maria do Céu Ganhão, membro da comissão provisória da Raríssimas, recordado o trabalho ali realizado pelos funcionários assim como “o esforço e a resistência que é feito todos os dias contra a adversidade [e] contra a fragilidade económica para dar condições de qualidade de vida, de respeito pelos direitos dos cidadãos afectados pelas doenças mentais e raras”.
Para o presidente da autarquia moitense “é bom sentir que existe [a ajuda] de toda esta rede, que vai desde a Segurança Social à secretária de Estado, que veio aqui hoje dar este apoio, este contributo, esta confiança a esta instituição”. O autarca garantiu que o município “vai continuar a apoiar” aquela instituição, deixando aos restantes autarcas e a outras entidades do concelho o desafio de se juntarem a esta missão.
“Esta é uma causa que não é do concelho da Moita, [nem] da península de Setúbal, mas sim uma causa nacional, porque tem aqui respostas para utentes que só [neste espaço] conseguem encontrar resposta”, sublinhou Carlos Albino. Também a Junta de Freguesia da Moita, parceira desta instituição, marcou presença naquela que considera ser uma “manifestação de apoio essencial à manutenção” da Casa dos Marcos.