Fernando Almeida sucede a Isabel Mota de Castro, que apresentou renúncia por motivos pessoais
O bom filho a casa torna. Com um percurso de 35 anos ao serviço do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), onde foi, entre outras funções, professor e director da Escola Superior de Educação, Fernando Almeida tomou ontem posse como Provedor do Estudante.
Em cerimónia realizada no Anfiteatro da Escola Superior de Educação, o docente aposentado do IPS sucede assim a Isabel Mota de Castro, “que apresentou renúncia, por motivos pessoais, das funções que exercia desde Março último”.
Em comunicado, o IPS explica que a posse foi “conferida por Sandra Martinho, presidente do Conselho Geral, órgão que votou por unanimidade, a 6 de Dezembro, a designação [de Fernando Almeida] para o cargo”.
Na sessão, realizada na tarde de ontem, esteve também presente “o vice-presidente da instituição, Rodrigo Lourenço, a Provedora do Estudante cessante e o estudante Ivan Svac, presidente da direcção da Associação Académica (AAIPS)”.
Além de ter desempenhado as funções de presidente do Conselho Directivo e de director da Escola Superior de Educação (ESE) entre 2008 e 2012, Fernando Almeida foi ainda pró-presidente do IPS para a Promoção do Sucesso Escolar de 2014 a 2018.
Licenciado em Sociologia e mestre em Ciências da Educação, o agora Provedor do Estudante, enquanto docente da ESE, “coordenou o Departamento de Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento e presidiu ao Conselho Pedagógico durante três mandatos, entre outras funções”.
De acordo com os estatutos do IPS, “o Provedor do Estudante é um órgão independente, que desempenha a sua actividade durante um período de três anos, em articulação com a AAIPS, escolas superiores e restantes órgãos e serviços da instituição”.
“Entre as suas principais funções contam-se a promoção dos direitos dos estudantes e a colaboração activa em actividades relacionadas com a promoção da qualidade do ensino no IPS, sendo, por isso, [importante enquanto] garante da inclusão de todos os estudantes e das melhores condições de estudo e serviços prestados”.
Biodiversidade no IPS apresentada em exposição de fotografia
A exposição de fotografia “Biodiversidade no IPS”, que, num total de 32 imagens, apresenta “uma parte das mais de 850 espécies de fauna e flora” identificadas nos campi da instituição, em Setúbal e no Barreiro, está a percorrer diversos locais do distrito.
A mostra, composta por imagens captadas pelos docentes José Sousa e Diogo Oliveira, vai estar até 23 de Janeiro na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, e até dia 27 no Agrupamento de Escolas de Azeitão.
Já para Fevereiro está “prevista uma passagem pela cidade de Setúbal, em local ainda a definir”, sendo que “a iniciativa contempla também várias palestras temáticas em cada um dos locais”. De acordo com os docentes, a exposição “visa levar ao conhecimento público uma pequena parte daquilo que é a biodiversidade do IPS”.