27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoNovo aeroporto: “Não há plano B ao Montijo” e “recuar 7 anos”...

Novo aeroporto: “Não há plano B ao Montijo” e “recuar 7 anos” terá “custos grandes para o país”

Após o debate entre os autarcas do Barreiro, Frederico Rosa, e do concelho da Moita, Rui Garcia, o primeiro-ministro António Costa lembrou ontem que “todos devem agir com responsabilidade”, a propósito da alteração à lei na Assembleia da República

 

- PUB -

Os autarcas dos concelhos do Barreiro e Moita, Frederico Rosa e Rui Garcia, respectivamente, em declarações na noite desta quarta-feira sobre o projecto do novo aeroporto para a BA6, no Montijo, voltaram a afirmar as suas diferenças sobre um processo que continua a gerar polémica a nível nacional, durante o debate realizado entre ambos os presidentes na SIC Notícias. O autarca moitense defendeu que “o Governo só se apercebeu tarde demais que os municípios têm, efectivamente, uma palavra a dizer sobre esta matéria e desenvolveu todo o processo, dando como facto consumado a opção Montijo, sem falar com os restantes concelhos, designadamente com o município da Moita”.

Rui Garcia disse que o actual Governo “está agora com um problema nas mãos”, mas o que o autarca defende é que “é no mínimo pouco democrático alterar as regras a meio do jogo e procurar encontrar soluções legislativas que, ainda por cima, têm esse conteúdo profundamente negativo de interditar os municípios de darem um parecer e de terem uma opinião e uma posição sobre aquilo que acontece e que afecta o seu território”, acrescentando que a autarquia da Moita não pretende “tomar o lugar do Governo, que tem que governar o país”, todavia, no seu entender “não fomos nós que fizemos a lei, que tem um fundamento justo, e aquilo que temos que fazer é defender os interesses do nosso território”.

Para o edil barreirense, Frederico Rosa, cuja câmara municipal está a favor do projecto, “já não estamos a falar agora da localização, estamos a falar do processo de certificação do aeroporto”, alertou. Durante o debate, o autarca frisou que a nova infraestrutura aeroportuária não é apenas “uma questão de interesse nacional, mas de interesse para a península de Setúbal e para os nossos territórios”. Rosa defendeu que “não deve estar na mão das autarquias o poder de decisão para algo que é tão fundamental para o país”, destacando que as câmaras e as populações “devem sempre ser ouvidas”.

- PUB -

“Criação de riqueza para a península” de Setúbal

Este projecto, salientou, tem “um impacto para uma região que é tratada como uma região rica, por estar na Área Metropolitana de Lisboa, mas que é uma região pobre com taxas de desemprego acima da média”, podendo revelar-se “uma grande alavanca para a criação de emprego e de riqueza na península de Setúbal, para que esta não seja remetida para um dormitório onde as pessoas vão diariamente trabalhar” para a capital.

O autarca do concelho da Moita classificou esta questão como “uma mistificação”, lembrando que outras soluções de localização foram estudadas, nomeadamente no Campo de Tiro de Alcochete, que o presidente referiu ser uma decisão com “um impacto económico significativo, com uma transferência faseada e a construção de um novo aeroporto e não de um micro-aeroporto como agora se trata, para operações ‘low-cost’, e isso sim teria um impacto económico muito significativo”, defendeu. Garcia questionou a razão porque não é feita “uma avaliação ambiental estratégica para comparar alternativas” e que esse é o melhor caminho para uma solução, tendo precisado que este “é apenas um aeroporto complementar, como está escrito e dito pelos promotores do próprio projecto”, lembrou.

- PUB -

Na perspectiva de Frederico Rosa, “este aeroporto tem impactos profundamente positivos no que diz respeito à criação de emprego e a resolver problemas de territórios industriais abandonados, como os antigos terrenos da CUF, com passivos ambientais pesados e que possam ser revitalizados, para cortar um ciclo de empobrecimento” das populações.

Antes do final da discussão, o autarca moitense afirmou ainda que “um aeroporto desta natureza tem uma limitada capacidade de criação de emprego, sobretudo de emprego indirecto, que tem limitadas ligações à economia local” e salientou que a própria questão da Terceira Travessia do Tejo “é o estrangulamento básico das nossas ligações”, sustentou, tendo o edil do Barreiro lembrado que “o investimento no aeroporto do Montijo é fundamental para começar a desbloquear toda esta situação”, com uma aposta que seja real na península de Setúbal.

Plano B ao Montijo é “recuar sete anos” com custos grandes para o país

Entretanto, na manhã de quinta-feira, o primeiro-ministro disse à entrada do primeiro Conselho de Ministros descentralizado, em Bragança, que “não há plano B ao Montijo”, em resposta ao PSD que já manifestou a sua intenção de inviabilizar a alteração à lei que poderá conduzir à aprovação daquela infraestrutura. “Um Plano B ao Montijo é recuar sete anos e recomeçar do zero agora com a opção de Alcochete”, destacou. António Costa lembra que “isso terá custos muito grandes para a economia do país”, motivo pelo qual sublinha que “todos devem agir com responsabilidade”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -