Acção dedicada ao ‘Orçamento do Clube’ formou elementos do associativismo
A primeira acção de formação dirigida ao movimento associativo concelhio, dedicada à temática ‘Orçamento do Clube’, decorreu na última semana na biblioteca do Barreiro, numa organização conjunta da autarquia e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do programa Clube TOP. Ministrada pelo professor Alfredo Silva, considerado uma personalidade de reconhecido mérito, a iniciativa teve por objectivo “o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizadas nas suas comunidades” e capazes de “responder às necessidades e expectativas dos seus associados”.
Rui Pedro Pereira, vereador que detém agora o pelouro do Desporto e Associativismo na edilidade, considera que para o município “é de grande importância o investimento na formação dos dirigentes do Movimento Associativo do concelho, pois dotá-los com novas ferramentas de gestão e com actualizações ao quadro legal, permite-lhes uma maior autonomia e um melhor desempenho nas comunidades respectivamente servidas pelas associações”.
O autarca salienta a relevância que estas formações têm para o associativismo local. “Nesta primeira acção contámos com mais de duas dezenas de dirigentes de diferentes entidades [do] concelho, prova de que esta iniciativa é já uma aposta ganha”, defendeu.
A segunda acção está já calendarizada para Janeiro de 2023 e vai voltar a contar com a presença do orador Alfredo Silva, licenciado em Educação Física e Desporto, sendo mestre e doutorado em Gestão, membro da Comissão de Financiamento e Marketing no Comité Olímpico de Portugal e ainda, professor-adjunto na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém.