Profissionais do sector apontam falta de alojamento e de transporte como principais problemas do distrito
A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) nacionais, organizaram uma iniciativa, a decorrer até 2023, que leva os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas a debaterem os pontos fortes e de melhoria do enoturismo nacional, em diversos fóruns regionais que acontecem em vários pontos do País.
Esta semana a acção ocorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com um painel de seis profissionais do sector que deram conta dos principais problemas e necessidades da actividade no distrito. A falta de transporte e de alojamento junto às entidades enoturísticas revelaram ser as principais preocupações dos oradores presentes.
Jorge Humberto, director do Departamento Operacional da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), revelou ter ficado “contente” com o “aparecimento de uma empresa metropolitana de transportes com mais carreiras e mais horários”. “Considero que, se tivesse resultado, esta iniciativa faria muito mais pelo enoturismo do que muita da promoção turística e workshops já organizados”, afirmou.
No entanto, o membro da ERT-RL lamenta que a operação não tenha corrido “da melhor forma”, sublinhando que esta, a juntar à falta de alojamento junto às empresas enoturísticas, é uma questão que “afasta” os turistas da região. Já Paulo Costa, director-adjunto da administração do grupo Bacalhôa Vinhos de Portugal, referiu também a falta de recursos humanos como um ponto preocupante no sector.
“Nesta área tem de existir uma formação maior, sendo igualmente importante cativar as pessoas, principalmente os mais jovens, para o projecto. O que queremos sempre transmitir é uma grande paixão pelo enoturismo”, explicou. O evento contou ainda com a participação de Ângelo Machado, presidente da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Henrique Soares, presidente da CVR da Península de Setúbal, Maria Jacinta Sobral da Silva, gestora d’ A Serenda Enoturismo e Sofia Soares Franco, responsável de enoturismo da José Maria da Fonseca.
O fórum, que decorreu durante a tarde da passada terça-feira, contou com a participação de alguns membros da direcção da APENO, na apresentação das vantagens e actividades da associação, bem como com a participação de Adelino Abrantes, consultor comercial e editorial da APENO, na introdução do “Guia de Enoturismo”.
Cerca de 40 pessoas participaram no Dia Mundial do Enoturismo na freguesia
O Dia Mundial do Enoturismo, celebrado no passado domingo, reuniu cerca de 40 pessoas na freguesia de Azeitão, numa visita guiada à adega da Quinta de Catralvos. A iniciativa “Sentir os Vinhos da Península de Setúbal” contou também com um magusto com batata-doce e castanha assada e um momento simbólico de abertura de um novo vinho. Na sequência do programa, a Casa da Baía recebeu ainda, na tarde de segunda-feira, a apresentação do filme “Da Adega à Garrafeira – O Moscatel de Setúbal”.