Acção destaca-se entre as comemorações que o município está a dinamizar ao longo deste mês para assinalar o Dia da Floresta Autóctone
A Câmara Municipal de Palmela vai promover, a partir do próximo dia 20, uma operação de plantação de espécies nas áreas locais que foram consumidas pelo incêndio de Julho último.
A iniciativa de reflorestação da área ardida assume particular destaque no programa de comemorações com que a autarquia decidiu assinalar ao longo de todo o mês o Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro).
As espécies a plantar são “cedidas pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente”, sendo que a acção envolve “mecenas, associações e voluntários na recuperação das áreas ardidas”, anunciou a autarquia.
O programa contempla várias actividades, entre as quais a realização de percursos pedestres interpretativos pela Serra do Louro até ao próximo dia 25, com a participação de cinco turmas da Escola Secundária de Palmela. No dia 20 tem lugar uma caminhada por trilhos do Parque Natural da Arrábida, na extensão de 11 quilómetros, dirigida à população em geral.
Para dia 23 estão previstas plantações simbólicas de algumas espécies autóctones no extremo norte da Urbanização Val’Flores, em Pinhal Novo, além da instalação de um painel informativo junto à entrada norte do Sobral de Quinta do Anjo, cuja rede de caminhos vai receber placas identificativas junto às diferentes espécies existentes no espaço.
As actividades visam “promover a conservação da floresta autóctone e sensibilizar para a importância e salvaguarda da biodiversidade”.