Cobertura de telefone e Internet é fraca ou inexistente em muitas zonas do concelho. Municipio e ANACOM acreditam que operadoras vão investir
O concelho de Alcácer do Sal deve ter cobertura total de rede telefónica e de Internet até 2025, disse o presidente da Câmara Municipal, revelando que as metas, faseadas, são atingir os 50% de cobertura em 2023, 75% em 2024 e os 100% em 2015.
Vitor Proença falava na reunião pública do executivo, esta quinta-feira, tendo informado que reuniu recentemente com o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Nesse encontro, que decorreu nos Paços do Concelho e em que participaram também as quatro juntas de freguesia, os autarcas ficaram a conhecer um estudo da ANACOM que confirma os problemas de cobertura em muitos locais.
“A MEO está ligeiramente à frente da NÓS nos mínimos aceitáveis. A Vodafone apresenta a última classificação. Parte da vila do Torrão não tem acesso às redes. A Comporta aparece quase toda com boa rede.”, explicou o presidente da Câmara, referindo-se ao estudo que teve por base “800 amostras”.
O autarca comunista considera a fraca cobertura uma “forma de exclusão” que classifica como “inaceitável para o município”. Vitor Proença disse ainda que o investimento necessário ao reforço da cobertura no concelho deverá ser feito pelas operadoras de telecomunicações que deveriam também recorrer à partilha de antenas nalgumas zonas.
Aprovada empreitada para estacionamento na zona sul da cidade
Na reunião desta quinta-feira, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento para a empreitada para a construção do novo parque de estacionamento na margem sul do rio Sado. O terreno foi adquirido pelo município, no ano passado, e a obra, orçada em mais de 1 milhão de euros, vai ser candidatada aos fundos comunitários do Portugal2030.