O Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes assinala no próximo dia 12 as comemorações do armistício da primeira guerra mundial com uma homenagem à memória dos portugueses que, “em momentos difíceis, defenderam a pátria com sacrifício da própria vida nas fileiras das Forças Armadas”.
À semelhança de anos anteriores, a direcção central do núcleo pretende que as solenidades sejam promovidas por todos os núcleos regionais da Liga dos Combatentes junto dos monumentos aos mortos pela pátria.
Em Setúbal, a cerimónia vai decorrer junto do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, situado na Praça Almirante Reis, com o evento a ter início às 10h45 da manhã do dia 12 de Novembro.
O início das comemorações será marcado pela concentração de ex-combatentes e convidados na praça, seguido da apresentação da Força em parada. Por volta das 11h30 decorre a deposição de flores pelas entidades convidadas, bem como as honras militares. O fim da cerimónia ocorre perto do meio-dia.
Portugal participou na Grande Guerra com um contingente de 107 mil homens, dos quais sete mil foram mortos em combate e cerca de nove mil ficaram feridos ou inválidos.
O Regimento de Infantaria nº. 11, localizado em Setúbal, registou um total de 54 baixas nos conflitos, em que esteve envolvido em França e em Moçambique durante a primeira guerra mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918.