9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
EXIB Música distingue cidade sadina

EXIB Música distingue cidade sadina

EXIB Música distingue cidade sadina

Entrega de prémio foi um dos destaques do evento que destacou a diversidade da cultura ibero-americana

 

A cerimónia de entrega dos prémios EXIB Música distinguiu a cidade de Setúbal, sendo este momento um dos destaques do encerramento da oitava edição do certame que, durante três dias, destacou a diversidade da cultura ibero-americana.

No passado sábado, 15, o destaque do programa foi a cerimónia de entrega dos Prémios EXIB Música, no Fórum Municipal Luísa Todi, que distinguiu a cidade de Setúbal com o prémio “Dedicatória Cidade”, recebido pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins.

De acordo com o exibproject, este prémio, que começou a ser atribuído em 2019, na primeira edição da EXIB Música em Setúbal, distingue a cidade sadina “por abraçar a diversidade musical iberoamericana a partir do seu território”, por “demonstrar um acolhimento tão caloroso” e por “ano após ano, reforçar a ligação entre a música e a cidade”.

Duas dezenas de espectáculos musicais para diferentes públicos, o II Congresso de Música e Cidade, encontros para estabelecimento de contactos entre profissionais e um evento de street food. Estes eventos marcaram a EXIB Música 2022, que decorreu entre os dias 13 e 15 deste mês, que foi organizada pelo exibproject e pela Câmara Municipal de Setúbal.

A quarta edição da EXIB Música, que contou com uma maior diversidade de países participantes e de visitantes relativamente a anos anteriores, de acordo com a organização, encerrou com um concerto pela banda peruana Cimarrones, acompanhada de Rosa Guzmán, que levou uma fusão de sonoridades tradicionais da música afro-peruana com ritmos e sons do mundo à Praça de Bocage.

Os portugueses Marco Oliveira e Cristina Clara e a mexicana María Inés Ochoa completaram o programa de espectáculos da noite de sábado.

O zamba argentino, o fado, a novo MPB do Brasil, a milonga uruguaia, os ritmos afro-peruanos, a canção latino-americana, as gaitas de foles, os cuatros, a percussão basca e as batidas electrónicas foram algumas das sonoridades ouvidas nos três dias do certame.

Além dos espectáculos musicais, este evento proporcionou o “desenvolvimento de contactos profissionais ligados à divulgação e internacionalização das expressões musicais ibero-americanas no II Congresso de Música e Cidade”, que contou com o apoio da Direcção-Geral das Artes.

A gastronomia também fez parte da oitava edição da EXIB Música, partilhando sabores da Venezuela, do México, da Argentina e do Brasil num evento de street food realizado na Praça de Bocage.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -