Recriação histórica volta animar freguesia de Coina, no Barreiro, a partir da próxima sexta-feira
O recinto do mercado mensal de Coina acolhe a partir do próximo dia 30 até 2 de Outubro, a 5.ª Feira Quinhentista, numa recriação histórica onde não faltarão momentos de dança e música, com a presença de artesãos, mercadores, regatões e artífices, que prometem tornar o espaço numa zona privilegiada de encontro e negócio, mas também de lazer, com comes e bebes.
A iniciativa, que funcionará entre as 17 horas e a meia-noite, abre ao público com a Falcoaria Lusitana e o acampamento do Alcaide, enquanto que nas tabernas ali existentes, não faltarão os comeres de sabor medieval e os beberes de aroma. Antes, os participantes podem ainda assistir a uma demonstração de voo livre de aves de rapina, com a noite a ser preenchida com o teatro de marionetas “De Assis para o Barreiro” e com um atelier demonstrativo de azulejo tradicional, com as areias brancas de Coina, pelo técnico cama- rário João Santos.
Nesta data, pelo palco da feira vão ainda passar o Grupo de Danças Antigas, a Companhia Al-Nawar, os Gaiteiros dumtrago e Saltimbanco da Charneca, com um espectáculo de fogo pelo Gilteatro.
No primeiro dia de Outubro o evento prossegue com exercícios de combate apeado, pelas 18 horas, e na data que se segue, com a realização do Passeio Histórico de Coina, numa visita guiada conduzida por técnicos do município a alguns dos vestígios históricos desta vila. Destaque para a realização, uma hora antes, de uma mesa pedagógica sobre armaria no acampamento militar, seguido de danças antigas e da demonstração de armas em honra d’El-Rei D. Manuel.