27 Julho 2024, Sábado

- PUB -
Título de campeão do mundo de triplo salto vale nova homenagem da Câmara Municipal a Pedro Pichardo

Título de campeão do mundo de triplo salto vale nova homenagem da Câmara Municipal a Pedro Pichardo

Título de campeão do mundo de triplo salto vale nova homenagem da Câmara Municipal a Pedro Pichardo

Cerimónia acontece pelas 18 horas no Complexo de Atletismo no Vale da Rosa depois do atleta ter conseguido a melhor marca mundial do ano

 

O atleta Pedro Pichardo é amanhã homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal pela conquista do título mundial do triplo salto, nos Estados Unidos da América, no passado dia 24 de Julho. A cerimónia pública, com início pelas 18 horas, acontece no Complexo Municipal de Atletismo, no Vale da Rosa, onde o atleta de 29 anos treina diariamente.

- PUB -

A homenagem é organizada depois de Pedro Pablo Pichardo ter conseguido na madrugada de 24 de Julho, em Eugene, a melhor marca mundial do ano, ao ter saltado 17,95 metros logo no primeiro ensaio da final da competição.

“A marca que deu o primeiro título mundial ao atleta português nascido em Cuba ficou a apenas três centímetros do próprio recorde nacional, alcançado há um ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, onde registou 17,98 metros”, relembra a autarquia em comunicado.

Pedro Pichardo, que conseguiu o “título que estava em dívida”, “dedicou a vitória ao pai e treinador, Jorge Pichardo, à família, ao Sport Lisboa e Benfica, clube que representa, a Portugal e também às câmaras municipais de Setúbal, onde encontra as condições de treino para uma carreira de sucesso, e de Palmela, concelho onde reside”.

- PUB -

O atleta obteve “a única medalha em Eugene para Portugal e a sétima de ouro de atletas portugueses na história dos campeonatos”. Com “uma carreira coroada de êxitos”, o triplista, “nascido em Cuba e naturalizado português, participou em 2013 pela primeira vez nos mundiais, ficando a poucos centímetros do ouro”.

No ano seguinte “conseguiu o melhor triplo salto do ano e ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta”, enquanto em 2015 “entrou para a história por vários motivos”.

“Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata nos Campeonatos do Mundo e esteve envolvido na “melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia”.

- PUB -

No mesmo ano, mas em Havana, Cuba, saltou 18,08 metros, “recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e que o coloca como quinto melhor atleta de sempre nesta disciplina”.

Chegado o ano de 2017, “assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e passou a ser cidadão português e a defender as cores nacionais lusas”. Em 2018, por sua vez, “tornou-se o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano”.

No entanto “o ponto mais alto da carreira de Pichardo foi atingido nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com o ouro, a que junta agora, com prestígio equiparado, o ouro nos Campeonatos do Mundo de Atletismo de Eugene 2022”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -