Monte do Vale Doja conquista júri e vence primeiro concurso de medronho

Monte do Vale Doja conquista júri e vence primeiro concurso de medronho

Monte do Vale Doja conquista júri e vence primeiro concurso de medronho

Produtor da bebida, Joel Rosalino, arrecadou dois prémios monetários, um de 100 euros entregue pela Arbutus e outro de 150 euros pelo Caixa Crédito Agrícola

 

O Monte do Vale Doja conquistou o júri e venceu a primeira edição do Concurso de Medronho, promovido pela Arbutus – Associação para a Produção do Medronho na FACECO.

- PUB -

Com a distinção, o produtor da bebida, Joel Rosalino, arrecadou dois prémios monetários, um de 100 euros euros entregue pela associação e outro de 150 euros pela Caixa Crédito Agrícola Mútuo de São Teotónio.

Em segundo lugar, por sua vez, ficou o Monte da Quebradinha, de António Piedade, à qual a Arbutus entregou 50 euros e a instituição de crédito português outros cem euros.

Já na terceira posição ficaram empatados a Foz do Touril, de António Fernandes, e o Medronho da Serra, tendo sido atribuídos prémios de 25 euros e 50 euros, pela associação e Caixa Crédito Agrícola, respectivamente.

- PUB -

Nesta primeira prova participaram dez produtores, todos oriundos do concelho de Odemira, entre os quais estiveram também presentes as bebidas Zorra, Monte da Medronheira, Taliscas, Junior Jacques, Rego das Pias e JD.

O júri era composto por “Ludovina Galego, da Universidade do Algarve, o presidente da assembleia-geral da associação, Ricardo Cardoso, vereador na Câmara de Odemira, um representante da Junta de Freguesia de São Teotónio e um representante de uma produtora de medronho”.

O concurso consistiu numa prova cega, em que o júri avaliou o aroma das aguardentes de medronho, assim como o seu paladar e a acidez. Nas três avaliações, os membros tiveram de classificar cada uma delas numa escala de cinco pontos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -