27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoPalmela: Museu da Música Mecânica e Museu da Vinha e do Vinho

Palmela: Museu da Música Mecânica e Museu da Vinha e do Vinho

Caro leitor, hoje só vou falar de coisas positivas: de dois museus. Um, inaugurado há pouco. Outro, a criar quanto antes. Isto porque se vive uma distensão social no país, e, nas autarquias, os nossos autarcas andam felizes a anotar e realizar pequenas obras no espaço público (ruas, estradas, jardins, etc.), uma aqui, outra acolá, que beneficiem todos e cada munícipe (finalmente, perceberam que isso também dá votos; e para aos munícipes é muito bom). Querem tudo pronto até às eleições de Setembro para serem reeleitos. Não vou incomodá-los com críticas (que acharão sempre infundadas e injustas) em tão nobre missão a que se dedicam, sabe-se lá com que sacrifício pessoal, sempre, sempre em favor dos munícipes.

- PUB -

Museu da Música Mecânica: inaugurado em Outubro passado em Arraiados, Pinhal Novo, da iniciativa de um cidadão particular: um acto bastante louvável, num país onde se quer que o Estado faça tudo, que apoie tudo e todos. E, ao mesmo tempo, se pensa o pior do Estado, se acha que nos castiga demais com impostos altos e burocracia asfixiante.

Alojado num edifício construído de raiz, concebido e organizado pelos modernos padrões da museologia, tem objectivos que vão muito além da mera colecção e mostra de objectos. No sítio da Internet pode consultar-se facilmente informação muito completa e variada sobre o mesmo.

Segundo o Maestro António Victorino D’Almeida, é, «senão o melhor, um dos melhores do mundo na sua especialidade, pela representatividade dos instrumentos de música mecânica, pela interacção com o público e pela singularidade como objecto museológico». É, pois, uma inegável mais-valia para o concelho, enriquecendo a escassa oferta cultural de museus, monumentos históricos, igrejas relevantes, sítios arqueológicos, património natural, outros espaços de cultura, desde há décadas ao semi-abandono ou no marasmo. Refiro-me ao potencial inaproveitado do Castelo de Palmela e seus espaços, às grutas neolíticas da Quinta do Anjo, ao Castro de Chibanes, à serra da Arrábida (e ao insucesso da candidatura a Património Mundial e Cultural da UNESCO). Comparando, por exemplo, com a vibrante actividade regular (colóquios, exposições, ciclos de conferências, edição editorial ligada ao concelho, etc.) do Museu Bernardino Machado (Vila Nova de Famalicão), a brilhante recuperação e uso do degradado Castelo de Belmonte ou a pujante actividade recreativa e cultural no Castelo de Óbidos.

- PUB -

Museu da Vinha e do Vinho: é urgente a criação de um grande museu de dimensão nacional ou, até, internacional, sobre a mais importante e emblemática actividade do concelho: a vinha e o vinho. Contaria, certamente, com as principais empresas produtoras e o rico património que cada uma terá nos seus espólios, desde que fossem desafiadas e incentivadas. Esta convicção resulta da longa actividade de muitas (entre meio e um século), de dimensão e renome internacionais devido à excelência dos seus produtos, suportados num vasto lastro de saber materializado numa grande riqueza de memórias e de artefactos que podem ser historiografados. Um museu a sério, não o arremedo que existiu num armazém em Algeruz, de iniciativa municipal (fechado há cerca de dez anos), que só consumiu recursos (tão necessários às missões primordiais da câmara) e deu emprego a algumas pessoas. Um museu que comprometa os grandes produtores vinícolas – uma forma de darem mais um contributo cívico à comunidade –, acabando, também, por lhes trazer benefícios: seria um polo de promoção turística dos seus produtos e um local de visita para muitos portugueses e estrangeiros, desde que publicitado e inserido nos roteiros turísticos e museológicos nacionais e internacionais.

Sendo o Museu da Música Mecânica privado, e pelos maus exemplos, de âmbito local e nacional, com começo na «pujante» iniciativa privada e fim no «frágil» regaço público, desejo que, um dia, por dificuldades inesperadas ou outras vicissitudes, não sejam os dinheiros públicos municipais a arcar com mais esta responsabilidade.

Que não seja outro «elefante branco» como o Espaço Fortuna, comprado pela câmara a peso de ouro, agora um imbróglio legal, judicial e financeiro fruto da imprevidência de quem não salvaguardou o interesse público como devia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -