A CDU requer que a Câmara reforce a segurança numa das vias mais movimentadas da cidade, e a Assembleia de Freguesia aprovou
Para evitar o excesso de velocidade na Rua Cidade de Ostrava, na localidade do Pragal, os eleitos da CDU na Assembleia da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas apresentaram, e viram aprovada, uma moção para que a Câmara de Almada tome medidas de contenção para travar alguns automobilistas.
Uma intervenção que a presidente da União de Freguesias adiantou já estar prevista por parte da Câmara Municipal, com previsão de arrancar em Agosto.
A obra deverá ir ao encontro da deliberação que solicita à Câmara Municipal que “providencie a instalação de adequados redutores passivos de velocidade na faixa de descida de inclinação acentuada da Rua Cidade de Ostrava, entre a rotunda da estátua de Fernão Mendes Pinto até à rotunda junto à creche da Ramalha”, refere nota de Imprensa da CDU.
O mesmo documento indica que as várias forças políticas representadas na Assembleia aprovaram o pedido de “asfaltamento” da mesma artéria, assim como a “instalação de piso antiderrapante junto às passadeiras, de forma a minimizar o risco para os seus utilizadores aumentando a sua segurança na via pública”.
A moção da CDU apresentada na reunião da Assembleia de Freguesia de 29 de Junho, vem na sequência de visitas dos eleitos à freguesia para levantamento de problemas locais, tendo verificado as altas velocidades que se praticam na Rua Cidade de Ostrava.
Trata-se de uma artéria muito utilizada por automobilistas nas deslocações para Lisboa, Costa da Caparica e Setúbal. Ao mesmo tempo, é muito frequentada por peões por dar acesso a três estabelecimentos de ensino: Escola Primária nº.1 do Pragal, a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e a Creche e Jardim de Infância da Ramalha; “com a agravante de se caracterizar em algumas zonas por ter passeios muito estreitos”, referem os eleitos comunistas.
“Tivemos conhecimento da ocorrência de acidentes entre veículos e até de atropelamento de peões com consequências fatais e outros casos que não resultando em acidentes ou atropelamento, mas que pelo seu perigo, provocaram grande sobressalto nos envolvidos”, sublinha a moção.
Para a CDU é assim “necessário e urgente que se tomem medidas para reduzir a velocidade dos veículos motorizados [naquela artéria] de modo a permitir o uso partilhado daquela via em segurança”, reforça a moção.
Entretanto, a presidente da União de Freguesias, Maria d’ Assis, referiu que o executivo, nas reuniões com os serviços camarários, nomeadamente com o departamento do Urbanismo, colocou como “prioridade” o asfaltamento de várias ruas, sendo a primeira das quais a Rua Cidade de Ostrava. Contudo, a Câmara entendeu dar prioridade a outras artérias uma vez que esta via vai ser alvo de “mais beneficiações”, estando assim previsto que a intervenção arranque a “22 de Agosto” e dure “até 2 de Setembro”, avançou a autarca.