Alfarim, Seixal Clube 1925 e FC Setúbal já estão condenados. Falta agora saber quem os vai acompanhar na descida à 2.ª Divisão.
Com a questão do título já definida e com os outros lugares do pódio atribuídos as atenções da 37.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal estão agora concentradas na fuga à despromoção, onde se encontram envolvidas várias equipas.
Por força das circunstâncias, e porque o campeonato da próxima temporada vai ser disputado apenas por 18 clubes, ficou regulamentado que seriam três as equipas a descer esta época, e como do Campeonato de Portugal desceu uma [o Barreirense], o número de equipas a despromover passou a ser quatro.
Três delas já são conhecidas, o FC Setúbal que desistiu do campeonato no início da segunda volta (mas com um jogo por disputar na primeira), o Seixal Clube 1925 que havia subido na época anterior e o Alfarim, após 19 anos consecutivos no campeonato mais importante do futebol setubalense.
Para que o lote de equipas fique completo falta apenas encontrar uma. O U. Santiago é quem está em pior situação porque tem 34 pontos, menos três que Trafaria e Monte de Caparica (37), menos quatro que o Sesimbra (38’) e menos cinco pontos que o Grandolense (39), que também correm algum perigo. Assim como C. Piedade B, Alcochetense e Palmelense, que embora tenham 40 pontos, ainda não estão totalmente livres de perigo.
Por essa razão, há alguns jogos que merecem destaque pela importância que podem ter na decisão, é o que acontece por exemplo naquele que se vai realizar no Campo Miróbriga entre o U. Santiago e o Alfarim, onde apenas a vitória interessa à equipa alentejana; e, também o que se disputa no Campo Cornélio Palma por ser o último do Trafaria, que folga na última jornada.
Na expectativa destes resultados estarão certamente o Sesimbra, C. Piedade B e Grandolense (que se defrontam no Campo Pepita) e ainda o Monte de Caparica que não joga este domingo e vai terminar o campeonato com menos um jogo porque o da primeira volta com o FC Setúbal ficou sem efeito, numa decisão algo controversa da AF Setúbal.
Jogos da 37.ª jornada: Cova da Piedade B – Grandolense; Alcochetense – Pescadores; Águas de Moura – Sesimbra; Palmelense – Trafaria; Comércio Indústria – Seixal; U. Santiago – Alfarim; Vitória FC – Desportivo Fabril; Charneca de Caparica – Moitense; Olímpico do Montijo – Vasco da Gama.
Amora B precisa de um ponto para ser campeão
Na 2.ª Divisão Distrital há fortes probabilidades de se ficar a conhecer o nome do campeão. Com a derrota sofrida pelo Banheirense no último domingo em Almada, o Amora B ficou com cinco pontos de vantagem. Quer isto dizer que um empate na recepção ao Barreirense B será suficiente para os pupilos de Rui Sá fazerem a festa no Estádio da Medideira, que será o local onde o encontro se vai realizar.
Interessante continua o despique entre o Botafogo e a Quinta do Conde pela posse do terceiro lugar. As duas equipas encontram-se igualadas em termos pontuais e ambas jogam em casa, a equipa de Cabanas com o Estrela de Santo André e a Quinta do Conde com o Almada.
Jogos da 33.ª jornada: Amora B – Barreirense B; Samouquense – Lagameças; Botafogo – Santo André; Banheirense – Pelezinhos; Santoantoniense – Alcochetense B; Corroios – Brejos de Azeitão; Zambujalense – Arrentela; Quinta do Conde – Almada.