Museu do Trabalho oferece aplicação para visitantes com limitações auditivas e visuais

Museu do Trabalho oferece aplicação para visitantes com limitações auditivas e visuais

Museu do Trabalho oferece aplicação para visitantes com limitações auditivas e visuais

Ferramenta integra candidatura a fundos comunitários, destinada à implementação de práticas que aumentem as condições de acesso

 

É amanhã, no Dia Internacional dos Museus, que a Câmara Municipal de Setúbal vai apresentar a nova aplicação do Museu do Trabalho Michel Giacometti, criada com o objectivo de auxiliar os visitantes do espaço, “incluindo pessoas com limitações auditivas e visuais”.

- PUB -

A aplicação, lançada pelas 11h30, estará disponível “para dispositivos Android e iOS, por descarregamento gratuito”, e vai permitir o ampliamento dos “conteúdos do Museu do Trabalho, com recurso às mais actuais tecnologias, para, à distância, permitir visitas virtuais e, no local, complementar a informação existente”.

Em comunicado, a autarquia sadina explica que os conteúdos vão estar disponíveis em português e inglês, assim como vão estar “associados à informação transmitida por audioguias do museu, incluindo língua gestual e áudio texto”.

Desenvolvida pela empresa especializada Larm, contratada pela parceria NOS/Visualforma, a ferramenta de comunicação permite visitas virtuais e complementa a informação existente no local.

- PUB -

Disponibiliza a apresentação de percursos em três dimensões, que permitem percorrer e explorar as diversas áreas e salas do Museu do Trabalho. “Pontos de interesse de informação adicional sobre peças específicas e realidade aumentada com personagens associadas à identidade do equipamento cultural” também são funcionalidades.

A ferramenta de comunicação “integra uma candidatura que a edilidade sadina apresentou a fundos comunitários destinada à implementação de práticas que aumentem as condições de acesso aos equipamentos culturais por parte de pessoas portadoras de deficiência física ou mental”.

“A operação “Setúbal – Cultura Sem Barreiras” é uma candidatura comunitária ao Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, do Portugal 2020, destinada ao incremento de acções artísticas e culturais para valorização da participação cívica e fruição cultural e patrimonial”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -