Pareceres acerca de candidaturas ao PRR em destaque durante última sessão realizada
O Conselho Local de Acção Social do Barreiro (CLASB) promoveu na última semana, a sua 53.ª reunião plenária no Espaço Memória, situado na Baía do Tejo, onde marcaram presença, além da vereadora que tutela a Intervenção Social no município, Sara Ferreira, a directora do Centro Distrital da Segurança Social (CDSS) de Setúbal, Luísa Malhó e Paula Galrito, da DISISH, entre outros representantes dos membros que integram este grupo de entidades.
No decorrer desta sessão, a autarca barreirense sublinhou “os pareceres que reflectem as candidaturas do concelho ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”, tendo classificado os mesmos como “um grande instrumento para suprir necessidades de respostas a idosos e a pessoas com deficiência”.
Na mesma altura, também a crise humanitária que se vive na Ucrânia, esteve na ordem do dia, tendo a directora do CDSS de Setúbal adiantado que os mecanismos de apoio nacionais “estão a funcionar”, sendo que o encaminhamento é extensível “a cidadãos de outras nacionalidades, residentes naquele país, agora, em guerra”. Na altura, Luísa Malhó realçou que é “importante agir de forma articulada” relativamente a esta matéria.
No decorrer do encontro, a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, a Estrutura para Pessoas Idosas (ERPI), a Rumo – Centro de Actividades para a Inclusão e o CRIVA – Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira – ERPI e Serviço de Apoio Domiciliário, apresentaram os respectivos projectos em processo de concurso no âmbito do PRR, cujos pareceres favoráveis do núcleo executivo foram ratificados.
UTIB já retomou a sua actividade no município
Durante o encontro, Sara Ferreira deu a conhecer aos presentes que a UTIB – Universidade da Terceira do Barreiro, retomou a sua actividade no último dia 11, estando a decorrer até ao final deste mês a iniciativa “Abril, Barreiro Saudável”, durante três semanas que classificou serem “bastante ricas”.
Na altura, a autarca deu a conhecer aos presentes que o encerramento do evento está previsto para o próximo dia 29, pelas 15h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, com uma sessão dedicada à temática “Impactos das Crises Pandémicas e Humanitárias na Saúde das Pessoas”.
O encontro serviu ainda para a ratificação da adesão ao CLASB da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, para apresentação de uma proposta de alteração do regulamento interno do conselho, e debate sobre os objectivos e a metodologia do Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens.
Na altura foi também apresentado o relatório de monitorização semestral de actividades do CLDS 4G “Comsigo” e feita uma análise à participação das entidades parceiras em iniciativas realizadas neste âmbito.