Secretária de Estado da Protecção Civil procedeu à entrega da distinção ao edil barreirense
Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, recebeu durante a manhã do último sábado, no espaço localizado entre o Mercado Municipal e o Parque Catarina Eufémia, o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, pelas mãos da Secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, e do presidente dos Bombeiros do Sul e Sueste, Eduardo Correia.
Durante a cerimónia, a autarquia foi distinguida pela “vontade e empenho de todos”, tendo o autarca sido elogiado como uma figura visionária “que desde cedo percebeu que o [concelho] precisava de um forte serviço de Protecção Civil”, tendo sido destacado o dobro do investimento financeiro àquela corporação, nos últimos quatro anos.
Na mesma altura, foi destacada a criação de cinco Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no território, assim como a dotação destes “soldados da paz” com “mais viaturas de emergência e protecção”, além da aposta em formação integrada, tendo sido recordada a inauguração do Centro de Comando Municipal de alta tecnologia.
Os Bombeiros do Sul e Sueste contam agora com 25 elementos profissionais, cinco EPI’s e um maior número de viaturas de emergência e protecção. “O trabalho que temos feito no Barreiro só é possível com a vontade e empenho de todos, pois é juntos que vamos mais longe”, recordou, recentemente, o autarca barreirense.
A corporação em causa foi selecionada para constituir a terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP3), atendendo ao número médio mensal anual de ocorrências e ao facto de dispor do destacamento da freguesia de Santo António da Charneca, cuja operação foi iniciada no início de 2021. O início da sua actividade, refira-se, terá lugar nos inícios do próximo mês de Julho.