1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedade“Eu tenho dois amores: Palmela e Setúbal”

“Eu tenho dois amores: Palmela e Setúbal”

A poetisa Alexandrina Pereira nasceu em Setúbal há 70 anos e vive em Palmela há 36, confessa “tenho dois amores Palmela e Setúbal” e anuncia o lançamento da sua próxima obra no dia 28 de Setembro, dedicada aos 30 anos da Grande Marcha.

 

- PUB -

A próxima publicação da poetisa nascida em Setúbal e a viver em Palmela será um resumo dos 30 anos da Grande Marcha de Setúbal, no período de 1988 a 2018, com todas as letras, pautas e madrinhas.

Alexandrina Pereira inclui na obra recortes da imprensa desde 1936, destacando “ ‘O Setubalense’ assume papel importante, na recolha histórica do tema”.

O livro de excelente qualidade é uma referência histórica da Grande Marcha, iniciativa retomada pela vereadora Paula Costa em 1988, com continuidade até ao ano de 2018.

- PUB -

A poetisa dos dois amores retomou o novo projecto lembrando “fiz um livro das Marchas das Colectividades numa recolha trabalhosa, mas foi a possível, cujos fundos reverteram para a Liga dos Amigos do Fórum Luísa Todi, mas senti uma certa frustração e insatisfação pessoal” e “avancei com esta nova publicação, que será apresentada no dia 28 de Setembro”.

As Grandes Marchas de Setúbal assinalam os 30 anos do evento, explica a poetisa, que destaca “o retomar do evento em 1988, dará a conhecer todas as intérpretes da Grande Marcha, com especial destaque para a fadista Cristina Pereira, já falecida, que cantou a Grande Marcha no período de 1988 a 1995”, mas garante “estarão lá todas as madrinhas até 2018, com as fotografias, as letras e as pautas”.

Com um currículo onde se assinala a publicação de nove livros (infantis, de prosa e poesia e um que destaca os 43 anos da Festa das Vindimas), continua a assumir a presidência da Associação Sebastião da Gama e da Casa de Poesia de Setúbal, é secretária no Grupo Desportivo da Volta da Pedra. Actualmente é Embaixadora de Setúbal e trabalha em estreita colaboração com a Academia da Cultura Brasileira, onde recebeu a Medalha de Mérito.

- PUB -

Filhos são profissionais da música

Alexandrina Pereira tem dois filhos, com Ana Pereira a destacar-se como gaiteira com formação na arpa, violino e gaita de foles, a ensinar na Universidade de Vigo e é a única portuguesa a integrar a maior orquestra desta cidade espanhola.

O filho é pianista de jazz e professor de música em Lagos.

Os próximos projectos de Alexandrina Pereira passam pela continuação de uma obra de quase 400 letras de fado, alguns cantados e gravados e continuar a publicar livros para a infância “foi aí que comecei e quero continuar”, garante.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -