Combater, através de actividade física, o isolamento social dos idosos em bairros carenciados é o objectivo do projecto
Combater, através de actividade física, o isolamento social dos idosos em bairros carenciados é o objectivo do projecto “Comunidade para uma vida saudável”, promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e agora retomado após um interregno de dois anos provocado pela pandemia de covid-19.
O projecto “envolve 30 estudantes do 3.º ano da licenciatura em Desporto” que têm assim a “oportunidade de aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares do curso, nomeadamente as baterias de testes e a prescrição individualizada de exercícios para uma população específica”, explica Ana Pereira, coordenadora do curso, citada num comunicado do IPS.
O ciclo de iniciativas, no âmbito do projecto, arrancou no passado dia 23 e irá prolongar-se até Junho. Os idosos submetem-se, no Laboratório de Desporto da ESE/ IPS, a uma avaliação de parâmetros, como “força, flexibilidade, coordenação, agilidade e capacidade cardiorrespiratória”, sublinha o IPS.
A avaliação “será repetida depois de cumprido um programa de caminhadas pelo eco-trilho do campus de Setúbal do politécnico e de sessões de actividade física e nutrição, para registo da evolução dos participantes”.
Para João Pereira, um dos estudantes envolvidos no projecto, esta é “uma experiência muito válida” para o seu futuro profissional. E José Silvestre, 81 anos, morador no Bairro 1.º de Maio, aponta o motivo que o levou a integrar o grupo de 14 participantes.
“Há quem passe os dias e há quem viva os dias. Eu quero viver os dias porque estou na recta final. Quero envelhecer activo”. O projecto, desenvolvido por estudantes finalistas da licenciatura em Desporto no IPS, arrebatou o prémio de Voluntariado Universitário – Santander Universidades em 2019.