Serviço de Senologia é o nono do país a conseguir esta identificação da rede internacional
A Unidade de Senologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) acaba de ser novamente reconhecida como Centro de de Referência pela Breast Centres Network, sendo a nona do país a obter a identificação de primeira rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e tratamento do cancro da mama, no âmbito do projecto da European School of Oncology, que visa promover e melhorar estes cuidados na Europa e no mundo.
Segundo Lurdes Ramalho, responsável desta unidade naquele estabelecimento de saúde, este reconhecimento significa que “a nossa Unidade trabalha de acordo com os mais altos padrões de qualidade […], sempre apoiada numa metodologia multidisciplinar exemplar”, destaca. “Pretendemos manter a alta taxa de acessibilidade, rapidez no atendimento e orientação de todos os casos que sejam remetidos pata a Unidade de Senologia”, adianta a responsável.
O serviço em causa efectua o diagnóstico e tratamento cirúrgico de toda a patologia mamária, em ambos os sexos, com enfoque especial para o cancro da mama e, ainda dedicados ao ensino e à investigação, desenvolvendo a sua actividade nas áreas da consulta externa, internamento, Hospital de Dia e Cirurgia.
De acordo com o centro hospitalar, os doentes da consulta externa de patologia mamária são orientados pelos Cuidados de Saúde Primários, consultórios particulares e outras instituições, assim como os pedidos internos solicitados pelo CHMB.
Já o Hospital de Dia de Senologia funciona diariamente e “garante continuidade de cuidados pré e pós-operatórios, assim como o ensino especializado de doentes”, prestando cuidados a nível do internamento.
“A Unidade de Senologia realiza cirurgia convencional e ainda cirurgia de ambulatório, esta última em intervenções cirúrgicas que não necessitam de internamento hospitalar”, programa que diz ter recolhido “muito êxito” junto de utentes e familiares.
A unidade em causa gere todo o circuito do doente oncológico nesta especialidade e organiza a Consulta de Decisão Terapêutica, assim como reuniões multidisciplinares em Senologia, realizadas semanalmente.
De acordo com a mesma unidade de saúde, nos últimos dois anos e no período dominado pela pandemia covid-19, a unidade de Senologia “manteve o seu rumo”, confiando nos seus profissionais e sem perder o foco, mesmo na adversidade, do número de doentes recebidos, de consultas e sessões de Hospital de Dia, a par do “número de doentes operados”, acrescente a responsável.
227 doentes operados ao longo do ano passado
Ao longo do ano passado, a Unidade de Senologia realizou um total de 3 643 consultas e mais de duas mil sessões de Hospital de Dia, com um total de 227 doentes operados, tendo trabalhado em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e recebido os doentes do rastreio efectuado nos municípios abrangidos pelo CHBM.
De acordo com Lurdes Ramalho, a Unidade de Senologia e Investigação constitui a missão de “desenvolvimento científico e tecnológico na área da cirurgia mamária e a formação pré e pós-graduada, por forma a oferecer os melhores cuidados segundo o estado da arte”.
A responsável acrescenta que, actualmente, encontram-se “a ser pensados e delineados novos projectos de investigação a realizar no futuro, e uma provável parceria com outras instituições, à semelhança do protocolo de investigação em cancro da mama que foi elaborado com a Nova Medical School por um período de dois anos”, entre 2018 e 2020, parceria que se revelou “uma aprendizagem valiosa para projectos futuros”, disse.