Prova rainha do basquetebol nacional feminino vai realizar-se no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, nos dias 5 e 6 de Março
O GDESSA Barreiro vai marcar presença na final four da Taça de Portugal Feminina. O passaporte foi obtido no Algarve, mais propriamente em Albufeira, onde venceu o Imortal, por 69-65, numa partida muito disputada.
A equipa comandada por Ricardo Oliveira não teve tarefa fácil porque a formação algarvia, a única da primeira divisão ainda em prova, vendeu muito cara a derrota, cedendo apenas nos últimos lances da partida.
O Imortal, que ainda não perdeu qualquer encontro no seu campeonato, entrou melhor no jogo e chegou ao fim do primeiro quarto em vantagem (13-11). As algarvias continuavam na mó de cima e foram para o intervalo a vencer por oito pontos de diferença (35-27).
No regresso dos balneários o GDESSA entrou disposto a alterar o rumo dos acontecimentos e passou para a frente do marcador mas o Imortal não atirou a toalha ao chão e a incerteza quanto ao desfecho final continuava em aberto.
No último quarto, depois de um parcial de 18-24 e de um triplo de Tanita Allen, com 22 segundos para jogar, o GDESSA conseguiu recolocar-se na dianteira e fixar o resultado final em 65-69.
Nesta partida o GDESSA contou com a excelente participação de Tanita Allen que obteve 18 pontos, cinco ressaltos, um roubo de bola e um desarme de lançamento, Maianca Umabano (17 pontos) e Letícia Josefino (16).
Na próxima sexta-feira, dia 25 de Fevereiro, a equipa volta a competir para a Liga Feminina, defrontando o Vagos em jogo relativo à 13.ª jornada marcado para as 20h 45m.
Barreirense surpreendido em casa
Totalmente negativa para as equipas da região, que disputam a Proliga, foi a terceira jornada do Grupo da Subida, porque tanto Galitos como Barreirense perderam.
O Barreirense foi derrotado pelo Galitos (Aveiro) por 75-79 num jogo que teve duas partes distintas. Na primeira a formação do Barreiro esteve irreconhecível e foi para o intervalo com uma desvantagem de vinte pontos (32-52).
Na segunda parte, como de impunha a equipa de Henrique Pina surgiu com outra dinâmica e venceu os dois períodos por 43-27, margem insuficiente para evitar a derrota.
Na próxima jornada, sábado, dia 26 de Fevereiro, o Barreirense desloca-se à Madeira para defrontar o Galomar, no Pavilhão do Caniço.
Galitos perde no prolongamento
O Galitos falhou o assalto à liderança e com o desaire sofrido frente ao Sangalhos, ficou mais longe do primeiro lugar, mas ainda assim continua na segunda posição.
O jogo, que foi disputado sempre de forma intensa ficou decidido apenas no prolongamento, onde a equipa da bairrada se mostrou superior na luta pelas tabelas.
Na primeira parte o Galitos esteve melhor e foi para o intervalo a vencer por 10 pontos de diferença, quatro conquistados no primeiro período (15-11) e seis no segundo (25-19). E, na etapa complementar aconteceu precisamente o contrário com o Sangalhos a impor-se e a vencer pela mesma margem (29-39), resultando daí o empate. No prolongamento o Sangalhos venceu por 9-7.
No próximo sábado, a equipa de Miguel Minhava desloca-se a Aveiro para defrontar o Esgueira, quarto classificado.