A viatura foi adquirida e preparada pela Câmara do Seixal e implicou um investimento de 75 mil euros
A Câmara Municipal do Seixal cedeu, gratuitamente, uma Unidade Móvel de Saúde à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e ao Hospital Garcia de Orta, em Almada.
O protocolo de colaboração e cedência de utilização desta viatura foi assinado a 4 de Fevereiro, e inscreve-se no âmbito do projecto municipal Saúde sobre Rodas. Esta Unidade Móvel de Saúde “foi adquirida pela Câmara do Seixal, que a preparou para o serviço de saúde de proximidade às populações”, refere a autarquia em nota de Imprensa, onde indica ainda que a mesma representou “um investimento de cerca de 75 mil euros”.
O Saúde sobre Rodas é um projecto comunitário implementado em 2004, no âmbito do Projecto Municipal Seixal Saudável, que visa a prestação de cuidados de saúde a grupos prioritários em contexto comunitário, com recurso a uma unidade móvel.
Este projecto, que resulta de uma parceria entre as três entidades, ARSLVT, Hospital Garcia de Orta e Câmara do Seixal, tem como missão actuar em diversas áreas, designadamente na “promoção da adesão aos programas de saúde infantil, materna, do adulto e do idoso” e “controlo da diabetes e hipertensão arterial”.
Engloba ainda, entre outros serviços de saúde, a “monotorização e actualização do Plano Nacional de Vacinação”, e actua na “promoção da adesão ao planeamento familiar, promoção à adesão terapêutica, realização de sessões de educação para a saúde com o objectivo de fomentar a prática de estilos de vida saudáveis, prevenção da tuberculose, e realização do teste rápido de VIH a utentes com comportamentos de risco identificados”.
Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, aponta que a cedência desta viatura “é mais um contributo da autarquia para o bem-estar dos munícipes”, e sublinha que “apoiar e desenvolver medidas que visam a promoção da saúde e a prevenção das doenças tem sido um dos objectivos primordiais da Câmara Municipal”.
Dá como exemplo deste comprometimento “o desenvolvimento do projecto de cooperação intersectorial Seixal Saudável e da integração do município nas redes europeia e portuguesa de Cidades Saudáveis”.