28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioÚltimasRio dá número um a Nuno Carvalho e distrital fica a ver...

Rio dá número um a Nuno Carvalho e distrital fica a ver navios

Vereador escolhido para cabeça-de-lista do PSD por Setúbal. Distrital social-democrata só ficou a saber da escolha pela Comunicação Social. Reunião com a estrutura nacional está marcada para dia 18 e Bruno Vitorino promete dizer tudo ao líder do partido

 

- PUB -

 

Nuno Carvalho, 37 anos, vereador na Câmara Municipal de Setúbal eleito pelo PSD, foi escolhido por Rui Rio para encabeçar a lista social-democrata pelo distrito sadino à Assembleia da República, nas eleições de Outubro próximo. O anúncio da escolha do jovem autarca, na última quinta-feira – juntamente com os dos cabeças-de-lista pelos círculos eleitorais de Beja, Castelo Branco e Santarém –, colheu de surpresa a distrital do partido, ultrapassada que foi no processo.

Bruno Vitorino, presidente da distrital de Setúbal dos social-democratas, recusa-se para já a comentar a escolha, mas não esconde desconforto por ter ficado a conhecer a decisão da direcção nacional pela Comunicação Social.

- PUB -

“Soube da escolha pelos jornais. Temos uma reunião marcada para o próximo dia 18 com a estrutura nacional para discutir as listas e só depois irei pronunciar-me. Primeiro irei dizer tudo o que penso ao líder do partido [Rui Rio] e só depois irei falar”, disse Bruno Vitorino, adiantando: “Primeiro deve-se falar com quem de direito nos órgãos próprios, internamente.”

O presidente da distrital nega ter ficado melindrado, apesar de se confessar surpreendido, e explica: “Fui surpreendido por saber pela Comunicação Social. Não houve certamente tempo para a nacional informar a distrital. Mas não acho normal saber quem é o cabeça-de-lista pela Comunicação Social.”

Quanto à escolha, o social-democrata lembra apenas que Nuno Carvalho foi um dos nomes aprovados pela distrital e enviados para Lisboa. “Se foram aprovados é porque todos eles têm condições para ser escolhidos. Rui Rio tem dado um sinal de que quer renovar e renovou. Mas sobre nomes, falarei depois”, reforçou.

- PUB -

Distrito dividido

Entre social-democratas, as opiniões sobre a escolha de Rio dividem-se. Há quem considere Nuno Carvalho “um grande candidato” e quem defenda o oposto, classificando a opção como “um verdadeiro embaraço” para o PSD na região.
“Passar de Maria Luís Albuquerque para Nuno Carvalho é como passar de um Ferrari para uma trotineta. É incomparável”, critica uma fonte de uma das secções do partido na região.

“O Nuno é um excelente quadro do distrito e bem aceite por todos. O problema vai ser a restante lista”, contrapõe outra fonte do partido.

O problema reside no facto de nada impedir a nacional de impor os restantes nomes, que habitualmente são indicados pela distrital. Ninguém sabe como irá ser a reunião de dia 18, mas existe uma certeza. A confirmar-se a indicação de Fernando Negrão para número dois da lista por Setúbal – “existe 90% de probabilidade de isso acontecer”, garante uma outra fonte do PSD –, então o verniz poderá estalar de vez. Dois nomes de Setúbal nos dois primeiros lugares é um cenário difícil de aceitar no distrito e na distrital.

Por outro lado, Lina Gonzalez, da secção de Almada, e Sónia dos Reis, presidente da secção de Grândola, são duas das possibilidades para cumprir com a lei da paridade nos três primeiros lugares da lista, caso Maria Luís Albuquerque não se mostre disponível.

Nuno Carvalho surpreso e feliz

Surpreendido mas feliz com a confiança de Rio está Nuno Carvalho. O objectivo do líder do partido na escolha de cabeças-de-lista tem sido o de surpreender.

“Mudar o paradigma da política. Ir buscar pessoas com desprendimento da política que estão disponíveis para o combate a favor das pessoas”, diz o número um por Setúbal, acrescentando: “O habitual é haver cabeças-de-lista com longa experiência e envolvimento na política e não cabeças-de-lista com as minhas características. É assim dado um sinal de que o partido quer abrir as portas a novas pessoas.”

O social-democrata admite ter ficado “agradavelmente surpreendido por o partido estar a renovar-se e a escolher pessoas de uma forma diferente daquilo que historicamente é habitual”.

“As pessoas só são novidade uma vez, não duas. Daqui por quatro anos temos de defender que tenha de haver espaço para o refrescamento do partido. Espero ser um de muitos nomes que simbolizem esse refrescamento da política, porque o PSD tem muitas pessoas com exímio currículo profissional que estão fora da política”, atira, debruçando-se depois sobre as críticas de alguns à escolha do seu nome.

“Quem tem de comentar é a distrital. O meu nome foi aprovado por unanimidade por todos os presidentes das concelhias na distrital”, lembra, sublinhando a concluir: “O convite que recebi [de Rui Rio] não foi por o meu nome ir na lista, mas sim por ter sido levado em conta a minha experiência de vida, profissional, e por me encaixar no perfil pretendido”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -