28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioDesportoBrisas do Atlântico em Odemira junta mais de 1 500 atletas

Brisas do Atlântico em Odemira junta mais de 1 500 atletas

Principal evento desportivo do concelho engloba vertentes competitiva e de lazer

 

- PUB -

O principal evento desportivo de Odemira, intitulado Brisas do Atlântico, contou com a participação de mais de 1 500 atletas num total de sete modalidades, nas vertentes de competição e lazer. A iniciativa, anual, decorreu no passado dia 10 entre a Praia de Almograve e a Zambujeira do Mar.

“Esta é grande festa desportiva do concelho de Odemira que acontece anualmente. Um dia diferente onde o desporto abraça a causa da inclusão social e fomenta o convívio”, afirma a Câmara Municipal, responsável pela organização do evento em parceria com o Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira e com um largo conjunto de entidades.

A vertente de lazer contemplou aula de ginástica, duas caminhadas de 4 e 8 quilómetros de distância, passeios de BTT e uma prova de orientação com caça ao tesouro, actividades desenvolvidas na Freguesia de Longueira/Almograve. Já o passeio de cicloturismo levou os participantes até à Zambujeira do Mar.

- PUB -

No que toca ao plano competitivo, a iniciativa englobou provas de patinagem, run & bike e atletismo (individual, estafetas e desporto adaptado), num percurso de 21 quilómetros, entre a Praia do Almograve e a Zambujeira do Mar.

Esta edição das Brisas do Atlântico, lembra a autarquia, teve como causa social “contribuir para projectos que promovam a inclusão pela prática desportiva”. O valor das inscrições reverteu, de forma equitativa, “para as associações e instituições do concelho que se inscreveram e que foram votadas pelos participantes”. Segundo a edilidade, a Associação de Paralisia Cerebral de Odemira “recebeu a maioria dos votos com o projecto ‘Equitação para Tod@s‘”, sendo que a Associação Nossa Senhora do Mar foi a segunda mais votada com o projecto “Rugas com Vida”. No terceiro lugar ficou a Cautchu – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto, com o projecto “Todos Diferentes, Todos Andebol 2.0”.

A sensibilização para recolha de resíduos ao longo do percurso e para deposição de lixos em ecopontos foi outra das vertentes tidas em consideração, tendo em conta a causa ambiental e uma acção para redução da pegada ecológica.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -