27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação José Afonso assinala 30 anos da morte do cantor com ciclo...

Associação José Afonso assinala 30 anos da morte do cantor com ciclo de eventos

A Associação José Afonso, que assinala também os 30 anos da sua constituição, vai organizar em treze cidades do país uma série de concertos, tertúlias, debates e exposições para relembrar a vida e obra de José Afonso, que desapareceu a 23 de Fevereiro de 1987

 

- PUB -

A Associação José Afonso (AJA), com sede nacional na Casa da Cultura, em Setúbal, pretende “relembrar Zeca Afonso pela sua poesia, canto e intervenção cívica e política na sociedade portuguesa”, segundo António Sequeira, membro da direcção da AJA, com iniciativas centradas naquele equipamento cultural “pelo menos uma vez por mês”.

Um dos destaques da programação é o lançamento ao público da revista “AJA – 30 anos”, na sala de exposições da Casa da Cultura, dia 4 de Abril às 17h. No momento vão estar presentes Maria do Céu Guerra e Manolo Bello, que testemunharam a assinatura da escritura de constituição da AJA, na Casa do Bocage, em Setúbal, a 18 de Novembro de 1987.

A revista é apresentada no contexto de uma exposição fotobiográfica representativa dos 30 anos da associação, com várias páginas da revista em formato ampliado. Outra exposição, “8 Fotos, 8 Versos”, apresentará ao público trabalhos da fotógrafa setubalense Maria Poeiras. A animação musical do evento fica a cargo da Tuna Barbosa do Bocage. No mesmo dia, à noite, Francisco Fanhais, presidente da Direcção da AJA, e Pedro Fragoso actuam num concerto de entrada livre na Sala José Afonso da Casa da Cultura, às 22h.

- PUB -

Outro dos focos na programação, a nível local, é o colóquio “Zeca Afonso, Professor” a ter lugar na Sala José Afonso, no dia 11 de Março, às 21h30. O encontro divulgará “uma faceta pouco conhecida” do autor, que foi professor em várias localidades portuguesas e em Maputo, entre 1964 e 1967. A iniciativa tem já confirmada a participação do Secretário de Estado da Educação, João Costa e de duas ex-alunas, de Setúbal e Moçambique, numa mesa dirigida por Ana Pires Sequeira, professora da Escola Superior de Educação de Setúbal, do Instituto Politécnico.

A Casa da Cultura recebe depois um concerto de homenagem pelos 75 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira (Abril de 1942), intérprete da canção de Coimbra e cantor de intervenção. Será no dia 14 de Abril, na Sala José Afonso, às 22h.

Ainda no mês da liberdade, a Associação José Afonso prevê realizar o projecto “30 Anos, 30 Artistas Plásticos”, convidando artistas da ARTISET – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal a pintar sobre Zeca Afonso.

- PUB -
SETÚBAL. O autor na Doca dos Pescadores, em Setúbal, nos anos 80

Exposições e reedições

“Geografias de Uma Vida” é uma das exposições em destaque, com visita possível na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, entre 14 e 28 de Abril, e que vai andar em digressão por Alcântara, Almada, Santo André, Santiago do Cacém e Faro.

A exposição “Desta Canção que Apeteço”, sobre a obra discográfica de José Afonso, é outro dos destaques da programação, que chegará ainda a várias escolas e juntas de freguesia de todo o país com exposições biográficas sobre José Afonso organizadas pela associação setubalense.

O CD duplo “Galiza a José Afonso”, gravado num concerto vivo em 1985, foi reeditado também a propósito desta iniciativa e será vendido nos núcleos da AJA; e também o livro “Escritas do Maio, escrever com José Afonso”, de Miguel Gouveia, foi reeditado.

A Associação José Afonso, fundada a 18 de Novembro de 1987, procura dar a conhecer “a personalidade e o papel de José Afonso”, promovendo a sua obra e o funcionamento de um centro de documentação. Contando com 14 núcleos em Portugal e com um em Bruxelas, na Bélgica, a AJA viu o seu projecto comemorativo “Insisto Não Ser Tristeza” declarado de “interesse cultural” a 15 de Novembro de 2016, pelo Ministério da Cultura. Em 2010, a instituição foi declarada pessoa colectiva de utilidade pública.

A programação nacional do evento “30 Anos – Insisto Não Ser Tristeza”, baseado no poema de Zeca Afonso, começa na sede da associação em Lisboa, dia 26 de Janeiro, e segue pelas cidades de Braga, Porto, Aveiro, Abrantes, Santarém, Vila Franca de Xira, Lisboa, Seixal, Almada, Setúbal, Santiago do Cacém, Évora e Faro.

Fotos: AJA/D.R.
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -