O evento vai decorrer em Setúbal entre os meses de outubro e novembro, com apresentação de mais de 12 exposições e actividades paralelas em vários espaços culturais da cidade.
Nesta edição da Festa da Ilustração “É Preciso Fazer um Desenho?”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e várias parcerias, a convidada especial é Marta Madureira – e está em foco com uma exposição individual na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, que terá cerimónia de abertura. A artista detém uma vasta obra de desenhos em diversas técnicas, em especial com recurso a uma tesoura.
Esta sétima edição, que volta a homenagear os mestres da ilustração, nacionais ou internacionais, recebe também, com a curadoria de José Teófilo Duarte e Jorge Silva, o canadiano Pierre Pratt e o português João Carlos Celestino Gomes.
A Festa da Ilustração, a cada ano que passa, “procura cativar a curiosidade do público na descoberta de figuras ímpares da ilustração nacional e internacional”, esclarece a Câmara Municipal de Setúbal.
A Gráfica – Centro de Criação Artística recebe as exposições “Ilustradores Portugueses”, com a exibição de trabalhos de desenhadores de relevo nacional, e “Ver ao Perto” dedicada a artistas da região – que este ano é alargada aos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
Também no espaço de A Gráfica, realiza-se a Feira da Festa, com a participação de profissionais da área do design, onde vai ser possível visualizar filmes de animação para famílias, concertos, workshops, visitas guiadas e várias outras actividades.
A edição 2021, conta ainda com apresentações dos ilustradores José Brandão, André Ruivo, António Jorge Gonçalves, Vasco e Zé Nova, assim, como acolhe também, uma exposição colectiva por alunos de escolas superiores de artes.
Estas são apenas algumas das atracções do evento, com programa completo a divulgar em breve.