29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Documentário “Terra Comum” apresentado em Setembro no Fórum da Baixa da Banheira

Documentário “Terra Comum” apresentado em Setembro no Fórum da Baixa da Banheira

Documentário “Terra Comum” apresentado em Setembro no Fórum da Baixa da Banheira

|

Filmagens foram retomadas em Maio, com gravação de entrevistas às gentes daquela freguesia do concelho da Moita

 

Baptizado com o título de “Terra Comum”, o documentário realizado no concelho da Moita ao abrigo do projecto de formação em cinema documental “Arquivo Especial de uma Vida Normal”, promovido pelo município em co-produção com a Caótica e que contou com o apoio da Direcção-Geral das Artes, será apresentado em Setembro, na Baixa da Banheira, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

- PUB -

A última sessão incluiu o visionamento da versão final do filme, após o trabalho de montagem, realizado de forma colaborativa pelos participantes nesta formação e incluiu um piquenique no Parque José Afonso, com o grupo envolvido neste projecto a despedir-se até à altura em que esta produção seja apresentada publicamente, naquele equipamento municipal.

Equipa responsável pela realização do projecto voltará ao concelho aquando da apresentação da versão final do filme

Recorde-se que o projecto, durante os últimos meses, viu-se forçado a recorrer a sessões on-line pela plataforma Zoom, tendo retomado as filmagens no início de Maio, com a gravação de algumas entrevistas às gentes da freguesia e que vão agora integrar a curta-metragem final.

Dinamizada pelos cineastas António-Pedro e Luísa Mello – ambos bastante conceituados –, a película “Terra Comum” pretende, a partir da recolha de histórias de vida da população da Baixa da Banheira, dotar os participantes de “conhecimentos suficientes para realizar com autonomia os seus seus próprios projectos audiovisuais”.

- PUB -

Assente numa metodologia prática, o “Arquivo Especial” foi propondo aos participantes “uma iniciação à técnica cinematográfica (imagem e som) e à pesquisa para documentário, chegando agora à fase final da realização do filme”. O objectivo passou por propor aos intervenientes, com mais de 18 anos, uma iniciação à técnica cinematográfica, ministrada gratuitamente junto dos interessados, com a entrega de um diploma após o final da formação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -