6 Julho 2024, Sábado

- PUB -
Novos contentores de resíduos chegam à Avenida do Bocage no Alto do Seixalinho

Novos contentores de resíduos chegam à Avenida do Bocage no Alto do Seixalinho

Novos contentores de resíduos chegam à Avenida do Bocage no Alto do Seixalinho

Município começou a instalar novos contentores na Avenida do Bocage|Numa primeira fase

Substituição iniciada esta semana. Câmara pretende expandir projecto pelo concelho

 

A Câmara do Barreiro deu início esta segunda-feira à substituição faseada de contentores de resíduos na Avenida do Bocage, na freguesia do Alto do Seixalinho, numa zona de “intervenção prioritária” daquele território onde já está a avançar no terreno o projecto-piloto lançado pelo município, sendo expectável que, face aos resultados obtidos, possa vir a expandir-se de futuro a todo o concelho.

- PUB -

O anúncio foi feito pelo vereador Rui Braga, responsável pela Divisão de Resíduos e Higiene Urbana, na última reunião pública do executivo, liderado pelo presidente Frederico Rosa.

Numa primeira fase, equipamentos vão manter-se selados

Numa primeira fase, a autarquia informa que está a proceder-se à “substituição da actual tipologia de contentores (verdes) para a deposição de resíduos indiferenciados” por novos equipamentos deste tipo, com maior capacidade (2,500 litros por oposição aos actuais 1,100 litros).

“Com maior capacidade para resíduos e dotados de pedal, os novos equipamentos visam permitir uma melhor redistribuição dos contentores, pelo que se prevê uma diminuição do número existente”, afirma a edilidade.

- PUB -

Já o pedal, acrescenta a autarquia, permite “uma utilização sem contacto com o equipamento”, refere aquela câmara, em comunicado.

Rui Braga informou na reunião que os contentores ficarão selados inicialmente, até ao momento da retirada daquele local dos verdes e que, nas próximas duas semanas, está previsto que coexistam as duas tipologias.

A respectiva recolha dos resíduos indiferenciados, essa, decorrerá até à próxima sexta-feira.

- PUB -

“A recolha tem subjacente a implementação de um sistema inovador no concelho, que consiste num processo de recolha bilateral, através de viaturas mais sustentáveis, que ao recolher de ambos os lados, permite a redução de alguns percursos, o que aumenta a eficiência do serviço e diminui a interferência com o tráfego”, realça a autarquia, que explica que a nova tipologia de contentores permitirá também “uma gestão mais eficiente do serviço de recolha, com maior poupança de recursos”.

Neste âmbito, a Câmara Municipal alerta que “é de extrema importância a colaboração de todos, devendo ser respeitadas as indicações de deposição” e que se reduza, sempre que possível, a “produção de resíduos, faça a separação e utilize os ecopontos dos resíduos selectivos”.

Acrescenta ainda que o agendamento da recolha de monos ou resíduos verdes pode ser efectuado via contacto telefónico (212 068 068), sendo a mesma “gratuita”, destaca.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -