Segmentos da carga geral “apresentaram o desempenho mais positivo”, com aumentos na carga fraccionada, roll-on roll-off e contentorizada
Nos primeiros cinco meses de 2021, o Porto de Setúbal movimentou 2,8 milhões de toneladas, resultando num crescimento de 4,1% face a igual período do passado ano.
Em comunicado, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) explica que “os segmentos da carga geral apresentaram o desempenho mais positivo, com a carga fraccionada a registar mais 29%, com 644 mil toneladas, a carga roll-on roll-off a atingir os 20%, com 118 mil unidades e a carga contentorizada os 13%, com 76,5 mil TEU”.
No que diz respeito “às mercadorias carregadas”, o porto sadino, de Janeiro a Maio, viu os valores alcançarem os 11%, “para um total de 1,5 milhões de toneladas, um dado significativo que reforça a vertente exportadora e é um sinal de recuperação sustentada que contribui para a evolução positiva da economia nacional”.
“O crescimento foi transversal aos terminais de serviço público e aos terminais de uso privativo. Os primeiros, com cerca de 4,3%, com destaque para o Terminal Ro-Ro, 13%, para o TMS-2, concessionado à Sadoport, 12,2%, assente no aumento da carga contentorizada, e para o TMS-1, concessionado à Tersado, com um aumento de 2,4%, com o aumento da carga geral fraccionada movimentada. Os segundos, de 3,6%, sendo de destacar o Terminal Secil, 15%, Praias do Sado, 17% e Tanquisado/ Eco-oil, 40%”.
Ao nível do “número de navios que escalou o porto”, a infra-estrutura contou com “um aumento de 9%, 700 no total, e de 13% da dimensão média dos navios, com 13 mil e 252 toneladas de GT”.
Para a APSS, “estes números demonstram a tendência de consolidação da recuperação de carga no porto, e que o mês de Junho acentuará, e a certeza de que o esforço dos seus parceiros está a produzir um resultado positivo no desenvolvimento das suas actividades, criando confiança para continuar a apostar na modernização e na competitividade do porto e consequentemente da região”.