Gente da nossa terra a fazer coisas interessantes

Gente da nossa terra a fazer coisas interessantes

Gente da nossa terra a fazer coisas interessantes

, Ex-bancário, Corroios
6 Julho 2021, Terça-feira
Francisco Ramalho

Felizmente não faltam pessoas talentosas e socialmente empenhadas com interessantes iniciativas de caráter recreativo, ambiental e cultural, na nossa região.

Hoje destacamos duas delas: Manuel Lima e Carla Rodrigues, responsáveis por dois recentes e brilhantes eventos em Corroios.

- PUB -

Quem é que, sendo natural ou residindo na região, minimamente interessado em conhecê-la, nomeadamente os concelhos do Seixal e Almada, não conhece, ou pelo menos não ouviu já falar, no professor Manuel Lima? Autor de uma rica e extensa obra sobre a geologia, mineralogia, fauna, flora e do edificado histórico e cultural dos dois concelhos.

Dizer ainda que o prof. Manuel Lima, é neto de pescadores da Costa da Caparica, onde passou a sua infância e a juventude na Trafaria, deu aulas em diversas escolas dos concelhos referidos, organiza caminhadas didáticas, dá gratuitamente conferências em coletividades, escolas, juntas de freguesia e em qualquer lado para onde o convidem e, também à borla, leciona a disciplina de Património Histórico e Natural na Universidade Sénior do Seixal.

A Câmara Municipal do Seixal, organizou a exposição, “Há Vida no Sapal de Corroios”, inaugurada dia 29 do passado mês, e patente no Ecomuseu/Moinho de Maré de Corroios. Para comentar este interessante evento, diríamos que, com toda a lógica, convidou o prof. Manuel Lima.

- PUB -

Quem, como nós, teve oportunidade de assistir à referida inauguração, ficou com uma noção muito completa do enorme interesse daquele riquíssimo ecossistema. Da sua característica vegetação, da importância dela para a avifauna, peixes e invertebrados e da sua importantíssima função de, através da fotossíntese, transformar dióxido de carbono em oxigénio.

Neste tempo de alterações climáticas com os seus terríveis efeitos bem evidentes, é fundamental o combate à poluição e a preservação destas zonas húmidas. Esta, com os seus 143 hectares de extensão. Sendo para isso decisivo, as estações de tratamento de águas residuais (ETARS), e a divulgação e defesa das mesmas, como exemplarmente o faz, Manuel Lima.

Em relação a Carla Rodrigues, teve a gentileza de nos convidar para a estreia da peça “ A Rosa Louca do Amor, Presa à Copa do Chapéu”. Textos de diversos autores incluindo da Carla, levada à cena no auditório do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, dia 26/6, interpretada por gente da casa; o Grupo de Teatro Artes e Magias. Coordenação e encenação de Carla Rodrigues. Coreografia de Adriana Santos. Apoio de luz som e imagem: Sandra Lopes, Sandra de Carvalho e Pedro de Carvalho. Convidados: o cantor/ fadista Tiago Conceição e Diogo Carias da Classe Talentos sem Fronteiras.

- PUB -

Carla Faria, encenadora e apresentadora, dirige ainda o grupo de teatro infantil também do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e é uma competente apresentadora. Por exemplo, fez esse trabalho no principal palco da Festas de Corroios em 2018 e 2019 e em diversas inciativas da JF de Corroios e da CM do Seixal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -