Clube representa futebol de praia português entre hoje a domingo, nos EUA.
A equipa de futebol de praia que vai representar o Vitória Futebol Clube no “North American Sand Soccer Campionships 2021”, maior torneio norte-americano da modalidade, está preparada para entrar em acção na prova, que decorre entre hoje e domingo em Virginia Beach, nos Estados Unidos da América (EUA).
Ao internacional português Nuno Tavares, setubalense de 45 anos que terá as funções de treinador e jogador, juntam-se vários atletas de diferentes nacionalidades e com experiência internacional: Greivin Pacheco (Costa Rica), Marc Jankovic e Adrian Cann (Canadá), Jared Dombrowski, David Mondragon, RG Florey, Jason Santos, Jose Majano e Ryan Futagaki (EUA) e Michael Vollmer (Ilhas Virgens dos EUA).
Para já, juntamente com Nuno Tavares, homem que tornou possível a presença do clube da sua terra natal na prova, estes dez atletas vão envergar a camisola vitoriana no torneio que conta com a participação de mais de 500 equipas, distribuídas por vários escalões e que movimenta mais de 100 mil pessoas nos dias em que decorre o evento.
Greivin Pacheco, jogador experiente e internacional pela Costa Rica, foi o primeiro reforço conhecido da equipa sadina. Atua na posição de pivot e tem no currículo passagens pelo Barcelona (Espanha), Nacional (Portugal), Fusion (Japão), Samara, Puntarenas e Escazu (Costa Rica) e Norcal e GoBeach (EUA).
No “National American Sand Soccer Championships”, Marc Jankovic é outro dos nomes que vai alinhar pelo Vitória. O experiente jogador actua na posição de pivot e é internacional pelo Canadá desde 2016. Em termos de clubes teve passagens pelos canadianos do Toronto BS e Canada BS, pelo Norcal BS (EUA) e Valencia BS (Costa Rica).
Jared Dombrowski, internacional pelos Estados Unidos, foi o terceiro reforço da equipa. O jogador polivalente actua nas alas e na posição de pivot e já representou os seguintes clubes: Columbus BSC, Toronto BSC e Freshwater BSC. David Mondragon, internacional pelos EUA, juntou-se ao lote. O jogador polivalente que actua na alas e no ataque tem no seu percurso passagens pelo Norcal BSC, Santa Cruz BSC, Portsmouth BS e Canada BS.
Adrian Cann, internacional desde 2016 pela Selecção canadiana, é um “jogador possante e experiente que pode actuar nas alas e no ataque”, referem os sadinos na nota em que apresentam o atleta que, ao serviço do Toronto BSC e Canada BSC, já tinha actuado com alguns dos reforços que compõem o plantel.
Na baliza do Vitória, Michael Vollmer é apresentado como “um guarda-redes experiente que já venceu o prémio de melhor guarda-redes do torneio e foi vice-campeão em 2018”. Internacional pelas Ilhas Virgens dos EUA, participou em várias provas internacionais como The Beach Soccer USA Cup e a Concacaf World Cup Qualifiers.
Os últimos reforços a serem conhecidos foram Ryan Futagaki, também internacional pelos EUA, que actua habitualmente nas alas e defesa, tendo representado o Team PUGG, Santa Cruz BSC e Columbus BSC. O guarda-redes Jose Majano é apresentado como um jogador experiente que venceu por duas vezes a National Beach Soccer League.
A fechar a equipa sadina estão os estado-unidenses Jason Santos e RG Florey. O primeiro é um jogador polivalente que joga nas alas e na defesa. Há duas semanas foi fundamental na conquista da qualificação da sua Selecção para o Mundial que decorrerá na Rússia este Verão. O compatriota RG Florey joga nas alas e na posição de pivot e passou pelo Columbus BSC, Toronto BSC e Freshwater BSC.
Lutar pela melhor classificação possível
Nuno Tavares, que se encontra desde o início da semana nos em território americano, promete fazer tudo para elevar o nome do clube no torneio. “Era um sonho pra mim poder ajudar o clube a participar num torneio internacional da modalidade de classe mundial e finalmente isso foi conseguido. Vamos fazer história, pois será a primeira vez que a equipa de futebol de praia do Vitória FC marcará presença num torneio internacional. Iremos respeitosamente lutar contra todos os adversários para conseguirmos a melhor classificação possível, esse é o ADN deste enorme clube”, vincou.
O “North American Sand Soccer Campionships 2021” servirá como despedida official como jogador do Vitória, clube que representou ao longo de 20 anos nos areais portugueses, tendo-se sagrado campeão nacional por duas vezes (2008 e 2010) e conquistado vários torneios. “É com muito orgulho que termino assim a minha ligação ao meu Vitória FC como jogador de futebol de praia. Foram quase 20 anos a vestir orgulhosamente a camisola do meu clube do coração. Queria sair com dignidade, de cabeça erguida e consegui. Independentemente do resultado no torneio, para mim essa vitória já foi conseguida”.
Por último, Nuno Tavares agradece a todos os que tornaram possível a participação na prova. “O Vitória FC, a cidade de Setúbal e Portugal irão ser representados com muito orgulho neste fantástico torneio. Será uma experiência única. Muito obrigado a todos os vitorianos e a todas as pessoas que me apoiaram e ajudaram ao longo destes anos, e que tornaram este sonho realidade”.