Obra apresenta alterações do território nos últimos anos, “em respeito com a tradição e o património”
A Câmara Municipal de Setúbal lançou na passada terça-feira um novo livro, que “retrata o presente do concelho, ao mostrar uma visão de futuro em respeito com a tradição, a identidade e o património”, referiu o município em comunicado.
Quem o explicou foi João Monteiro, chefe da Divisão de Comunicação e Imagem da autarquia, na apresentação da publicação “Setúbal – Uma Visão Contemporânea”, que decorreu no Forte de São Filipe.
O profissional, em conjunto com Sérgio Mateus, director do Departamento de Comunicação e Imagem, Relações Públicas e Turismo, foi o responsável pela coordenação editorial da obra, que apresenta a “transformação urbana de Setúbal, impulsionada por uma visão de futuro e de investimentos estratégicos nos últimos anos”.
“Quando olho para trás, apercebo-me do que Setúbal avançou. Quando olho para a frente, não tenho dúvidas de que entrou num rumo de modernidade de onde não podemos deixar que saia”, disse Maria das Dores Meira, presidente da autarquia sadina.
Para a edil, “Setúbal virou uma página importante da sua história recente e assume-se, de novo, como um sítio onde é cada vez melhor viver”.
Já João Monteiro sublinhou que “esta é uma publicação totalmente diferente” da inicialmente planeada, “que resultou de uma necessidade apontada pela presidente em ter uma obra distinta que expressasse a transformação ímpar do território e que fosse de interesse para quem vive em Setúbal e para quem é de fora do concelho”.
A obra, “organizada em grandes áreas temáticas de interesse”, tem “perto de três centenas de páginas”, divididas “ao longo de dez capítulos”.