Luís Maurício, líder da distrital, concorre a Setúbal. Candidatos a Almada, Barreiro e Palmela também anunciados
André Ventura, presidente do Chega, apresentou na última terça-feira os cabeças-de-lista do partido a quatro dos 13 concelhos da região – Setúbal, Almada, Barreiro e Palmela –, para as autárquicas deste ano. O anúncio, feito ao final da tarde desta terça-feira em Setúbal, veio confirmar os nomes avançados na véspera, em primeira-mão, por O SETUBALENSE.
Luís Maurício, 42 anos, é o candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal. O presidente da distrital de Setúbal do Chega foi o escolhido para encabeçar a lista candidata à autarquia da capital do distrito.
Durante a sessão foram, igualmente, dados a conhecer os nomes dos candidatos às câmaras municipais de Almada, Barreiro e Palmela.
Manuel Matias, 53 anos, assessor político do gabinete parlamentar do Chega, candidata-se a Almada; Marta Trindade, 41, arquitecta e vice-presidente da mesa da distrital de Setúbal do partido, concorre ao Barreiro; e Afonso Brandão, 51, gestor de logística do ramo automóvel, vai a votos em Palmela.
Apesar de não ter sido apresentado na referida sessão, o Chega também já tem escolhido o candidato à presidência da Câmara Municipal do Montijo. Trata-se de Ricardo Costa, coordenador do Núcleo Concelhio do Montijo do Chega, conforme noticiado por O SETUBALENSE na passada segunda-feira e confirmado junto de fonte bem colocada no interior do partido.
Depois de ter disputado as últimas eleições para o Parlamento Europeu e as legislativas (ambas em 2019), o Chega prepara-se agora para se estrear em autárquicas. Nas legislativas, pelo círculo de Setúbal, o partido arrecadou 7 643 votos (1,98%). Agora, tal como a nível nacional, a fasquia a nível da região de Setúbal é colocada mais alto, conforme já admitira Luís Maurício em entrevista concedida a O SETUBALENSE, em Setembro passado. O objectivo do Chega passa por “conseguir ser a terceira força política no distrito”. Na altura, o presidente da distrital apontou, inclusive, os concelhos onde o Chega tem maiores expectativas. “Penso que podemos causar maior impacto nos concelhos de Seixal, Almada e Moita. Aí acreditamos que iremos eleger um vereador. E é muito possível que venhamos a conseguir também em Setúbal”, disse então Luís Maurício.
Ainda sem data definida, as eleições autárquicas deste ano devem realizar-se entre Setembro e Outubro.