Equipamento será instalado no Largo Barão de Samora Correia, sendo possível carregar dois carros em simultâneo
O concelho de Alcochete prepara-se para receber um posto de carregamento de veículos eléctricos, depois de a autarquia alcochetana ter aprovada em reunião de câmara a celebração de um protocolo de parceria com a MOBI.E, empresa gestora da Rede de Mobilidade Eléctrica.
No equipamento, que estará disponível no Largo Barão de Samora Correia, vai ser possível carregar dois carros em simultâneo. Para o município, este posto é “da maior importância”, uma vez que “promove a utilização de veículos eléctricos, cujas características se apresentam mais sustentáveis ambientalmente, com baixos custos de manutenção e de utilização e condução mais silenciosa, opção que começa a ter cada vez mais adeptos”, explica a edilidade em comunicado.
“Após a aprovação deste protocolo é nossa intenção implementar mais postos de carregamento e, para tal, é necessário criarmos a posteriori um regulamento municipal para a mobilidade eléctrica”, explicou Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal, na apresentação da proposta.
Segundo destacou o autarca, “numa sociedade que se exige cada vez mais moderna, a circulação de pessoas assenta fundamentalmente nas questões da mobilidade, que são amigas do ambiente e menos nocivas, quer para a saúde humana, quer para o ambiente”. Por este motivo, “é da maior importância promover a utilização de veículos eléctricos, cujas características se apresentam mais sustentáveis do ponto de vista ambiental”.
Já Pedro Lavrado, vereador da Mobilidade Urbana, explicou na reunião de câmara que “a MOBI.E concorreu a uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que visa a instalação de postos de carregamento em todos os municípios do País. Em Alcochete, dada a sua dimensão, calhou-lhe a implementação de um posto para duas viaturas”.
Os munícipes interessados “deverão adquirir um cartão junto de um comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica”. “Com esse cartão poderão fazer os carregamentos em toda a rede MOBI.E”, esclareceu Pedro Lavrado.
A sua instalação na vila “insere-se na 2.ª fase da Rede Piloto de carregamento de veículos, constante da Resolução do Conselho de Ministros n.º 49/2016 de 1 de Setembro”. O projecto “visa a promoção nacional da utilização de viaturas eléctricas, a redução de emissões de CO2 e a promoção de soluções de mobilidade, sendo que a mobilidade eléctrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética do transporte”.