Cobertura da bancada implementada com sistema inovador em Portugal

Cobertura da bancada implementada com sistema inovador em Portugal

Cobertura da bancada implementada com sistema inovador em Portugal

Totalmente suspensa ao longo de 70 metros de comprimento está preparada para proteger os espectadores da chuva e do vento

 

As obras de conclusão do Centro de Treinos do Amora Futebol Clube no Parque do Serrado, que será inaugurado oficialmente no dia do centenário do clube, dia 1 de Maio, estão praticamente concluídas.

- PUB -

O Arquitecto José Pequeno, responsável pelo projecto, diz que “foi aplicado pela primeira vez em Portugal um sistema de cobertura invertida, em policarbonato. Implementação que resulta numa leitura totalmente uniforme e limpa da face inferior do plano de cobertura sobre os lugares de bancada”.

E adianta que “o material adoptado, pela sua translucidez, garante os índices de iluminação natural pretendidos, associados a uma imagem de leveza. Outro aspecto interessante é o jogo de sombras chinesas projectado no plano da cobertura, nomeadamente resultante dos sobreiros envolventes e da própria subestrutura de suporte, com um ritmo constante”.

José Pequeno realça que esta aplicação inovadora, pela complexidade envolvida, não teria sido possível sem a dedicação, compromisso e excelência técnica do Eng.º Domingos Cabana e da Arquitecta Miriam Valente e pormenorizando conta que “a cobertura consiste num plano de dimensão assinalável; uma asa de 12 metros totalmente suspensa ao longo de 70m de comprimento e que, deliberadamente, voa baixinho sobre a bancada. O propósito de planar a esta baixa altitude prende-se com a protecção dos espectadores relativamente à chuva e ao vento, com a necessidade da estrutura não tocar a copa dos sobreiros, e com o propósito de exponenciar o ambiente acústico na bancada e no relvado através do reflexo sonoro da cobertura”.

- PUB -

Outra particularidade verdadeiramente diferenciadora e pioneira em Portugal é a integração dos bancos de suplentes e quarto árbitro na própria bancada. “O objectivo é o de criar uma maior proximidade entre os intervenientes e o público, valorizando o espectáculo, a interacção e a emoção em torno do evento desportivo”, revela o arquitecto José Pequeno.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -