Celebração do 25 de Abril na Quinta do Conde acontece através da rádio e redes sociais

Celebração do 25 de Abril na Quinta do Conde acontece através da rádio e redes sociais

Celebração do 25 de Abril na Quinta do Conde acontece através da rádio e redes sociais

Encontro concretizou gradual regresso à normalidade e definiu celebrações de Abril

Ao longo de dois dias, a RQC emitirá depoimentos das associações quintacondenses

Nos 47 anos sobre o 25 de Abril, as colectividades e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde tencionam assinalar a data através da Rádio Quinta do Conde, que nos dias 24 e 25 terá uma programação especial dedicada à efeméride. A rádio local irá emitir ao longo desses dois dias depoimentos de responsáveis de cada uma das associações sedeadas na freguesia, a par de imagens de anteriores celebrações.

Perspectivar as possibilidades de celebrar o aniversário da Revolução de Abril, face às limitações que a actual situação epidémica impõe e ao consequente respeito pelas indispensáveis medidas preventivas, foi o mote para a mais recente reunião entre a Junta de Freguesia e o movimento associativo da Quinta do Conde. Nas palavras de Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia quintacondense, este encontro marcou “o gradual regresso à normalidade, depois de um ano de suspensão, situação que impediu o normal funcionamento das instituições associativas da freguesia”.

- PUB -

Do encontro, realizado nas instalações do Centro Cultural Social e Recreativo a Voz do Alentejo na passada sexta-feira, concluiu-se que devido à “incerteza que caracteriza o actual quadro pandémico, não estão reunidas as condições que permitam levar a cabo o modelo de festejos anterior à crise de saúde pública que assola o País e o mundo”.

A reunião contou igualmente com a participação de Joaquim Escoval, secretário-executivo da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, que definiu esta iniciativa como “um sinal de resistência e resiliência do movimento associativo”, dando ainda nota da edição, para breve, de um manual de sobrevivência que contemple “um alargado leque de instruções de apoio às actuais circunstâncias e que será distribuído às agremiações”.

Também Ana Cruz, técnica do recém-criado Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo e Juntas de Freguesia, marcou presença na reunião. Apresentou objectivos e funções do gabinete e dos instrumentos que o mesmo coloca à disposição das colectividades para preenchimento de candidaturas a programas de apoio, tanto municipais como outros.

- PUB -

Protocolos abrangem diversas colectividades

Na última reunião de Junta de Freguesia, foi aprovada a celebração de contratos-programa com várias associações locais de forma a “conferir-lhes o apoio financeiro que lhe tem sido concedido em anos anteriores”. São exemplos o Centro Cultural, Social e Recreativo a Voz do Alentejo na Quinta do Conde, a MGBOOS, a Rádio Quinta do Conde, a Associação Sócio-Cultural e de Capoeira Bem Viver, a União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde e o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra.

Também o clube de natação Desperta Recorde, o Agrupamento 718 da Quinta do Conde do Corpo Nacional de Escutas, o Grupo Recreativo Escola de Samba Corvo de Prata e o Grupo Recreativo Escola de Samba Batuque do Conde celebraram protocolos de cooperação.

- PUB -

De igual forma, foram abrangidas a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, o Centro Social, Cultural e Desportivo da Quinta do Conde, o Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo, o Clube de Lutas do Bastos, o Grupo 232 da Quinta do Conde da Associação de Escoteiros de Portugal e a Sui Generis Associação Cultural.

Sesimbra comemora “com gente de cá”

Na impossibilidade de celebrar presencialmente a noite de 24 para 25, Sesimbra assinala o aniversário da Revolução de Abril com um espectáculo transmitido online. Barry White Gone Wrong, Espantalho, Eterna Galé, Flak, Luís Taklin, Nuno Reis Trio, Ricardo Alves “Chora” e Medusa são músicos sesimbrenses, ou com fortes ligações ao concelho, que nos últimos três anos têm feito parte dos concertos “Gente de cá” no Cineteatro Municipal João Mota e juntam-se agora num concerto para apresentar uma música original e uma versão sua de uma canção de intervenção.

O anfiteatro da Boa Água, na Quinta do Conde, e a Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, são os locais eleitos para comemorar o 25 de Abril ao ar livre. A 24, no anfiteatro, pelas 10h30, têm lugar os discursos oficiais, seguidos do espectáculo “Por terras do Zeca”. No próprio dia 25, a celebração é feita na parada da fortaleza, no mesmo horário, com as intervenções oficiais. A partir das 11h00, pode assistir-se ao espectáculo “Abril vezes mil”, que festeja a liberdade com a reinvenção de canções emblemáticas por todos conhecidas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -