Lídio Galinho morreu hoje, durante a tarde, vítima de covid-19, no Hospital Garcia de Orta, em Almada
Presidente da Ala-Ala Associação de Pesca, Artesanal Local, Costeira e de Apoio Social aos Pescadores, Lídio Galinho ficará para sempre ligado à Costa de Caparica, localidade atlântica onde nasceu em 1948, a 11 de Janeiro.
Nascido numa família de pescadores, dedicou-se, desde criança, às artes da pesca e à vida do mar. Foi um combatente antifascista e, já em regime democrático, começou a sua luta pela defesa da classe piscatória, formando e pertencendo a vários sindicatos.
Apaixonado pelo mar, pela Arte-Xávega, pela Costa de Caparica e suas gentes, Lídio Galinho pertenceu ainda ao Observatório de Literacia Oceânica e, nos vários projectos de que fez parte, transmitiu as suas vivências e histórias aos mais jovens.
Lídio Galinho morreu hoje, durante a tarde, vítima de covid-19, no Hospital Garcia de Orta, em Almada. “Por todo o contributo e pelo legado que nos deixou, endereçamos a todos os seus familiares e amigos as mais sentidas condolências”, escreve o executivo da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, na sua página no Facebook.