O surto ativo de covid-19 no lar da Misericórdia de Grândola, no distrito de Setúbal, já provocou a morte a 18 utentes, estando um idoso hospitalizado, revelou hoje o provedor da instituição à agência Lusa.
No último rastreio realizado, na quinta-feira, a 53 pessoas, entre eles 12 utentes e 41 funcionários, “foi detetado apenas um caso positivo entre os utentes, estando os restantes negativos”, avançou Horácio Pereira.
De acordo com o provedor, a Misericórdia de Grândola, que passa por um segundo surto desde o início da pandemia, contabiliza agora 32 casos ativos, entre eles “nove idosos e 23 funcionários”, nos dois blocos daquela Estrutura Residencial Para Idosos, estando a maioria “a terminar a fase de confinamento”.
“No caso das funcionárias, também estão a terminar o confinamento e dentro de três a quatro dias podem regressar à instituição”, acrescentou.
Desde o último balanço feito pela agência Lusa, em 05 de fevereiro, “faleceram mais quatro utentes, com mais de 90 anos, na instituição”, indicou o provedor.
Segundo Horácio Pereira, neste momento, “apenas um idoso está hospitalizado” no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.
“O surto está a ser acompanhado pela autoridade de saúde que, em conjunto com os nossos médicos, está a controlar esta situação, mas não vamos dar isto ainda como vencido”, frisou.
Lusa