12 Agosto 2024, Segunda-feira

- PUB -
Hospital de Setúbal: tapar o sol com a peneira

Hospital de Setúbal: tapar o sol com a peneira

Hospital de Setúbal: tapar o sol com a peneira

3 Fevereiro 2021, Quarta-feira
Francisco Alves Rito

Foi preciso a visita de ontem do Bastonário da Ordem dos Médicos ao Hospital de Setúbal para se ver a realidade assustadora que se vive nesta unidade. Há poucos dias, a taxa de ocupação na enfermaria era de 512% e, nos cuidados intensivos, de 950%. Neste último caso estamos a falar de uma ocupação quase dez vezes superior à lotação.

São números não apenas dramáticos, mas também dramaticamente surpreendentes. De um momento para o outro, os números, absolutamente astronómicos, são revelados, como se tivéssemos chegado aqui agora mesmo. Como se não houvesse ontem.

- PUB -

Já todos tínhamos percebido que a situação no Hospital de Setúbal está difícil e que a sobrelotação é um problema agudo, mas a dimensão consegue, mesmo assim, surpreender-nos. E apenas porque quem tem a obrigação moral (e não só) de informar, não o faz.

A administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) não informa a comunidade e, com isto, não apenas contribui para uma percepção errada, por parte da população, da gravidade da situação, como vai permitindo que quem tem a responsabilidade de olhar para o quadro regional e local possa deixar Setúbal para trás.

A falta de informação é de tal forma notória que o bastonário chegou ao ponto de apontar esta falha.

- PUB -

“Tem sido um hospital que a própria comunicação social tinha esquecido. Desculpem dizer-vos isto, mas é importante que a comunicação social também se interesse por hospitais que estão em grande dificuldade e que precisam de ser ajudados, precisam da ajuda do governo”, disse Miguel Guimarães aos jornalistas.

A critica está certa, mas tem destinatário errado. Pelo menos o SETUBALENSE não tem esquecido o Hospital de Setúbal. Estamos cá todos os dias e é o hospital a que dedicamos mais atenção, com pedidos muito frequentes de informação ao hospital, quase sempre sem resposta.

A quem interessa esta política de silêncio imposta pela administração do CHS?

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Doutor em Ciências da Educação
07/08/2024
- PUB -
- PUB -