Candidatura deste ano deve cumprir parâmetros ao abrigo do tema “Recuperação de Ecossistemas”
Em 2021 a Praia da Figueirinha volta a ser candidata ao galardão Bandeira Azul pelo décimo terceiro ano consecutivo. A candidatura ao azul, para esta praia setubalense, foi aprovada esta quarta-feira durante a sessão de câmara do município de Setúbal.
Para oficializar a candidatura são considerados 32 critérios, “28 dos quais de cumprimento obrigatório, abrangidos por quatro grupos distintos, relaccionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços”, esclarece a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado. Parâmetros seleccionados ao abrigo do tema “Recuperação de Ecossistemas”.
O critério da Informação e Educação Ambiental é avaliado com base na disponibilização de “informação sobre o Programa Bandeira Azul, sobre as zonas sensíveis e ecossistemas na área da praia e sobre o comportamento a assumir perante estas, bem como a disponibilização de um mapa indicativo das diversas instalações e equipamentos na zona balnear, a par da realização e promoção de, pelo menos, seis actividades de educação ambiental”.
Já no parâmetro Qualidade da Água, a Praia da Figueirinha deve cumprir “as normas e a legislação relativa à amostragem e frequência da qualidade da água, realizar análises regulares no âmbito da legislação em vigor e assegurar que as eventuais descargas de águas residuais industriais ou urbanas na área da praia não afectam a sua qualidade”.
A nota positiva sobre a área Gestão Ambiental e Equipamentos, só é possível se a manutenção da limpeza da praia estiver a ser cumprida e se existirem “equipamentos para recolha selectiva de lixo e de instalações sanitárias em número suficiente, bem como deve ser promovida a utilização de meios de transporte sustentáveis”.
No item Segurança e Serviços são incluídos recursos humanos como nadadores-salvadores, que devem estar presentes “durante a época balnear com o respectivo equipamento de salvamento”. É também determinante que esteja garantido “um serviço de primeiros-socorros devidamente assinalado”, uma “fonte de água potável protegida e “acessos seguros”.
As praias candidatas a esta galardão também devem ter equipamentos com rampas e instalações sanitárias para deficientes motores, excepto quando a topografia local não o permitir.
Apoio de 7 680,00 euros dá continuidade a projecto “Praias de Setúbal para Todos”
No mesmo dia em que a Câmara Municipal de Setúbal aprovou a candidatura da Praia da Figueirinha ao galardão Bandeira Azul foi também aprovada a “renovação do protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Setúbal, para o desenvolvimento de um projecto de turismo acessível nas praias de Albarquel e da Figueirinha”. O projecto “Praias de Setúbal para Todos” foi iniciado em 2020 e conta agora com um apoio financeiro de 7 680,00 euros entregues à Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal.
“Praias de Setúbal para Todos” destina-se a dar apoio a pessoas com mobilidade reduzida e com outras necessidades especiais na utilização dos equipamentos instalados na Figueirinha e em Albarquel”, recorda a autarquia em comunicado.