24 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Tarifas de água com isenção para instituições sociais, desempregados e empresas de Palmela

Tarifas de água com isenção para instituições sociais, desempregados e empresas de Palmela

Tarifas de água com isenção para instituições sociais, desempregados e empresas de Palmela

Câmara Municipal de Palmela

Câmara renova medidas para minorar efeitos da pandemia no movimento associativo e na economia

 

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), coletividades e outras entidades de reconhecido interesse público, pessoas desempregadas, bem como as micro, pequenas e médias empresas, do concelho de Palmela, vão estar isentas de pagar as tarifas fixas da água de 1 de Janeiro até Março de 2021.

- PUB -

As medidas, inseridas no “Programa de Apoio Económico e Social COVID-19” da Câmara Municipal, foram aprovadas por unanimidade pelo executivo na reunião pública de quarta-feira passada.

As IPSS “já abrangidas na tarifa social dos utilizadores não domésticos” vão beneficiar de isenção das “tarifas fixas de água de abastecimento, águas residuais domésticas e resíduos urbanos”, anunciou a autarquia.

Em igual medida continuam a ser beneficiados os desempregados que residam no concelho. Estes têm ainda direito ao “alargamento do 1.º escalão da tarifa variável de água de abastecimento até aos 15 metros cúbicos”.

- PUB -

Já as micro, pequenas e médias empresas ficam isentas da “tarifa fixa de água de abastecimento”, sendo que a medida “abrange os utilizadores não domésticos dos serviços municipais de águas e de resíduos com contadores instalados com menos de 25mm de diâmetro”.

As isenções para as IPSS e as referidas empresas são válidas para os próximos três meses do novo ano.

Estes ajustamentos temporários já estiveram em vigor este ano, “no âmbito do primeiro estado de emergência, com o objectivo de minorar os efeitos da pandemia no movimento associativo e solidário” assim como “na economia local”, salienta a autarquia.

- PUB -

Esplanadas sem taxa de ocupação

Ainda no âmbito do “Programa de Apoio Económico e Social Covid-19”, que visa “combater os efeitos sociais” provocados pela pandemia e, ao mesmo tempo, “redinamizar o tecido económico local”, foi decidido também isentar “a instalação e/ou ampliação de esplanadas do pagamento de taxas de ocupação do espaço público até 30 de Junho de 2021”.

Segundo o município, “ficam isentas do pagamento das taxas administrativa e variável a instalação de novas esplanadas abertas e a renovação de esplanadas fechadas”, assim como “a ocupação de novas zonas de esplanada, relativamente às já existentes, dotadas de título”.

Esta isenção “está contemplada na alteração do Regulamento e Tabela de Taxas Municipais”, aprovada recentemente pela Câmara Municipal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -