A Câmara Municipal de Almada divulgou hoje os vencedores dos Prémios Literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço 2020. Sem Pavor, o cão de Giraldo, de António José da Costa Neves, venceu o 32.º o prémio da cidade, enquanto A história de ninguém (e com Alguém), de Rui de Almeida Paiva, foi galardoado com o 15.º Prémio Literário Maria Rosa Colaço.
António José da Costa Neves, que usa habitualmente o pseudónimo E. S. Tagino, é natural de Grândola e reside em Almada há mais de quatro décadas.
Com Sem pavor, o Cão de Giraldo foi assim o principal galardoado de entre 56 obras originais.
Já Rui de Almeida Paiva, galardoado com o 15.º Prémio Literário Maria Rosa Colaço, viu o seu livro ser distinguido de entre 62 obras originais que foram a concurso.
Ambos os prémios são promovidos anualmente pela autarquia almadense.
O Prémio Literário Cidade de Almada tem como objectivo promover e incentivar a criação literária, distinguindo obras inéditas em língua portuguesa. Em ano par Romance e ano ímpar Poesia.
O Prémio Literário Maria Rosa Colaço foi criado com o objectivo de homenagear a escritora de literatura infantojuvenil, distinguindo obras inéditas em língua portuguesa. Em ano par Literatura Juvenil e ano ímpar Literatura Infantil.